Sistema Eletrônico de Administração de Eventos - UERGS, VI Salão Integrado de Ensino, Pesquisa e Extensão & IIa Jornada de Pós-graduação da UERGS (ISSN: 2448-0010)

Tamanho da fonte: 
AS APRENDIZAGENS DA DOCÊNCIA: REFLEXÕES SOBRE OS SABERES DOCENTES E A CONSTITUIÇÃO DAS IDENTIDADES DE PROFESSORES E PROFESSORAS NA CONTEMPORAINEDADE
Bruna Marques dos SANTOS, Rita Cristine Basso Soares SEVERO

Última alteração: 2016-10-20

Resumo


O presente artigo é um recorte do projeto de pesquisa intitulado as aprendizagens da docência: reflexões sobre os saberes docentes e a constituição das identidades de professores e professoras que apresenta como objetivo analisar com quais saberes, quais representações os professores e professoras do Ensino Fundamental constituem as suas identidades docentes ao longo das vivências pessoais e no espaço escolar. Para este recorte, coletamos memoriais das estudantes do Curso de Pedagogia do primeiro semestre. Elencamos falas e sentidos que indicaram os elementos significativos para constituição do eu pessoal e profissional. O referencial teórico-metodológico está ancorado na pesquisa qualitativa, na analise autobiográfica e sustentado nos estudos de Nóvoa (1991), Josso (2006; 2004;1999), Souza (2006) e Oliveira (2006). Esses autores ofereceram um olhar para além da perspectiva tecnicista na formação docente, apresentando uma visão singular sobre os sujeitos, sobre suas histórias de vida e sobre as aprendizagens docentes.  De forma inicial, podemos inferir que os memoriais traduziram as narrativas acerca do passado e do presente dos estudantes em formação, suas especificidades, suas implicações e desafios enfrentados na formação e auto-formação. De maneira que foi possível analisar quais aspirações foram criadas a respeito da profissão docente na contemporaneidade.


Palavras-chave


Saberes docentes. Histórias de vida. Identidades docentes.