Sistema Eletrônico de Administração de Eventos - UERGS, VI Salão Integrado de Ensino, Pesquisa e Extensão & IIa Jornada de Pós-graduação da UERGS (ISSN: 2448-0010)

Tamanho da fonte: 
TRANSEUNTES: PARA ALÉM DAS MOSTRAS DE DANÇA
Dathielle Schmitt SEVERO, Débora Duarte CAMPOS, Sílvia da Silva LOPES

Última alteração: 2016-10-05

Resumo


Este trabalho vai apresentar o Projeto de Extensão beneficiado pelo Edital PROBEX 01/2016, “Transeuntes: mostras de dança” e pretende refletir sobre a sua relevância na formação dos professores-artistas. O projeto viabiliza a apresentação das coreografias criadas nos componentes curriculares do Curso de Graduação em Dança: Licenciatura da Uergs para a comunidade. Como o nome já diz, ele pretende transitar em diferentes espaços públicos, como nas escolas, nas ruas, no presídio e em eventos de arte, educação e outros.
Os objetivos específicos do projeto são contribuir para a formação do professor-artista, levar a arte da Dança para diferentes públicos e divulgar o Curso de Graduação em Dança da Uergs. Para cada apresentação que constitui uma ação de extensão desse Projeto, organiza-se um programa com as coreografias viáveis de serem apresentadas, levando em consideração os seguintes parâmetros: data, horário, local de apresentação, perfil do público, possibilidade de deslocamento (viabilidade de transporte) e a disponibilidade dos alunos. As coreografias apresentadas deverão ter vínculo com os componentes curriculares do curso, devido à importância que se dá ao processo de criação. Até o momento foram realizadas cinco apresentações. Elas aconteceram respectivamente no V Encontro das Graduações em Dança do RS, na UFRGS, em Porto Alegre; no II Fórum Internacional de Educação, em Santa Cruz; no aniversário da Uergs, no Campus Central, em Porto Alegre; na 3ª Feira EpoACI, no Clube Rio Grandense e na Unidade das Artes da Uergs, em Montenegro. Através dos alunos da Graduação em Dança que participam desse projeto, a arte da Dança ganha força e visibilidade e os licenciandos em dança ganham experiência como bailarinos e produtores de dança, contribuindo para a sua futura missão de professores-artistas. Com a reapresentação das coreografias, o projeto está possibilitando que os alunos-artistas avaliem as suas obras artísticas e invistam na sua manutenção. A extensão é uma forma de construir conhecimento a partir de um contato direto com a comunidade e a possibilidade de levar os trabalhos artísticos dos alunos a diferentes públicos leva, também, os futuros professores-artistas a refletirem a cerca da recepção e fruição da arte e o quanto isso também constroi conhecimento.