Sistema Eletrônico de Administração de Eventos - UERGS, VI Salão Integrado de Ensino, Pesquisa e Extensão & IIa Jornada de Pós-graduação da UERGS (ISSN: 2448-0010)

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DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM E A IMPORTÂNCIA DA AÇÃO PEDAGÓGICA
Oseane Silva BASTOS, Taisa Renata WISCH, Indiara OLIVEIRA, Gilmar AZEVEDO

Última alteração: 2016-10-05

Resumo


As Dificuldades de Aprendizagem configuram-se como possiblidades instrumentais para se pensar a prática pedagógica por educadores e profissionais da área da saúde haja vista abranger grupo heterogêneo que se desafia a buscar estratégias de a criança aprender, embora suas condições neurológicas. Em sala de aula há vários sujeitos, cada um formando o todo (a turma), mas com forma individual de aprendizagem e com características ímpares. No entanto, nem todos aprendem com determinado método e sentem dificuldades em certos temas que, para outros, parecem fáceis. E é nesse momento que o educador deve estar atento ao reconhecer as dificuldades, percebendo o que está oculto para que - desse modo - possa atuar de maneira positiva para o desenvolvimento dos alunos no contexto escolar. O objetivo dessa investigação é compreender de forma mais eficaz o papel da escola e do educador diante de alunos com dificuldades e/ou transtornos de aprendizagem. Ancora-se teoricamente nesta investigação em Newra Rotta, como fonte principal e em outras secundárias. Justifica-se porque é no período escolar que se percebem tais fatores. As ações se desenvolveram com o anseio de refletir sobre as práticas pedagógicas aplicadas a alunos com dificuldades de aprendizagem nas escolas em sua real efetividade nos seus desenvolvimentos levando-se em conta suas necessidades. Também, se nelas há um olhar mais humano de parte dos educandos, da escola e dos métodos aplicados porque é possível suscitar práticas pedagógicas mais eficazes na comunidade escolar e isso depende dos profissionais que se desafiam a isso.

 


Palavras-chave


Práticas pedagógicas. Dificuldades de Aprendizagem. Saúde Escolar.