Sistema Eletrônico de Administração de Eventos - UERGS, VI Salão Integrado de Ensino, Pesquisa e Extensão & IIa Jornada de Pós-graduação da UERGS (ISSN: 2448-0010)

Tamanho da fonte: 
FORMAÇÃO DOCENTE E USO DAS TECNOLOGIAS: DESAFIOS PRESENTES NO CONTEXTO EDUCACIONAL
Cleide Martinez da Silva MARTINS, Ana Paula de Araújo CUNHA

Última alteração: 2016-09-05

Resumo


Com a eclosão tecnológica, no campo educacional, um dos grandes desafios tem sido ressignificar e incorporar as Novas Tecnologias de Informação e Comunicação (NTIC) como veículos potentes de recursos com finalidades pedagógicas. Neste sentido, a escola precisa estar atenta e ciente de seu papel, incluindo em seu planejamento objetivos e ações efetivas para a contemplação de tal desafio, não investindo apenas no incremento infraestrutural escolar, mas na formação e capacitação do educador.

Particularmente, no que concerne à formação inicial, importa investigar como os futuros professores estão preparando-se para atuarem na docência, lançando mão de artefatos tecnológicos como mediadores do processo de ensino e aprendizagem. Na esteira das questões levantadas, a presente pesquisa busca observar, a partir de um estudo qualitativo, como os professores em pré-serviço, graduandos de um curso de Licenciatura em Letras – Habilitação em Língua Portuguesa enxergam o seu processo de formação relacionado ao uso das TIC no ambiente escolar.


Palavras-chave


formação docente, tecnologias, educação

Texto completo: Resumo expandido