Sistema Eletrônico de Administração de Eventos - UERGS, VI Salão Integrado de Ensino, Pesquisa e Extensão & IIa Jornada de Pós-graduação da UERGS (ISSN: 2448-0010)

Tamanho da fonte: 
PROJETO VAMOS BRINCAR: AÇÕES DA BRINQUEDOTECA DA UERGS NO LITORAL NORTE
Ligia Roldao NETO, Loysieine Chaves de SOUZA, Carolina GOBBATO

Última alteração: 2016-09-05

Resumo


O presente trabalho tematiza sobre o Projeto de Extensão intitulado “ Vamos brincar? ”, desenvolvido na Unidade Universitária da Uergs do Litoral Norte – Osório, desde o ano de 2013. O projeto visa a promoção do brincar e sua valorização na formação docente e comunidade local, bem como o funcionamento da Brinquedoteca Universitária do Curso de Pedagogia. Durante esses quatro anos, a metodologia do projeto ocorreu por meio de reuniões administrativas e encontros para estudo, além da construção e manutenção da sala da Brinquedoteca.  O projeto fundamenta-se na concepção da Brinquedoteca como um espaço para que a brincadeira ocorra de uma forma livre (CUNHA, 2007) em um espaço planejado e convidativo (GANDINI, 1999). Também tem embasamento na compreensão da criança como um sujeito de potencialidades, ativo e crítico, que é autor de suas próprias representações e aprendizagens (RINALDI, 2013), e do brincar como uma ação em que ela constrói significados de si e do mundo (BROUGÈRE, 2010). As principais atividades realizadas no projeto foram:  a) a oferta do espaço para visitação das crianças, sendo que já foram realizadas 22 visitas de turmas de jardim A à 2° ano de escolas públicas do município; b) os encontros de formação continuada dos profissionais de Educação Infantil, os quais totalizam 13, sendo alguns no espaço da brinquedoteca;  c) o empréstimo de brinquedos e materiais pedagógicos, num total de 375 itens do acervo da brinquedoteca já emprestados aos acadêmicos para uso nos estágios e demais atividades desenvolvidas em escolas. Considera-se que a Brinquedoteca auxiliou na formação acadêmica dos alunos do Curso de Pedagogia, configurando-se como um laboratório de ensino, pesquisa e extensão. Dessa forma, o projeto vem contribuindo para o desenvolvimento e conhecimento da Unidade da UERGS na comunidade e proporcionando debates entre discentes universitários e docentes da rede pública sobre a concepção de criança e a importância do brincar na infância.


Palavras-chave


Brinquedoteca. Brincar. Espaço. Educação Infantil.