Última alteração: 2017-09-05
Resumo
ESPAÇO E ESCUTA
Larissa CANELHAS1; Sílvia da Silva LOPES2
1Graduanda no Curso Graduação em Dança: Licenciatura; Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (UERGS); Unidade Montenegro. UERGS; 2 Professora orientadora. Unidade de Montenegro. UERGS.
Emails: lc.lacanelhas@gmail.com. silvia-lopes@uergs.rs.gov.br
Este projeto parte de uma pesquisa desenvolvida ao longo do primeiro semestre de 2017 e inicia do meu contato com a dança em São Paulo, pela residência artística “Ensaio sobre as pequenas distâncias, estudos para o infinito”, onde o processo parte das experimentações do corpo no espaço. O projeto foi desenvolvido com uma turma do 9º Ano, na Escola José Pedro Steigleder, em Montenegro, durante 11 encontros. Partindo dos estudos em dança surge o entendimento de que em cada espaço, o corpo/memória estabelece relações aos estímulos captados pelos sentidos. O objetivo do projeto consiste em trazer um olhar sensível para os espaços de dentro e de fora, pensando não só o corpo e sua funcionalidade, mas também observando e questionando os espaços em que os mesmos corpos habitam e habituam-se. Portanto, o projeto utilizou-se das aulas de artes e história, para que fosse pensado pelos alunos não só o espaço que se faz presente, mas também os que são memória de acontecimentos que marcaram gerações, como a Revolução Industrial e a Primeira Guerra. A metodologia foi desenvolvida a partir de experimentações de movimentos que despertassem a atenção sobre determinadas regiões e a sua organicidade, observações sobre as minucias que permeiam os sistemas dos espaços onde também habitamos, além do nosso corpo. Foram propostos jogos em diferentes locais da escola que trabalhassem a organização do corpo/espaço, debates sobre como a arte ocupa e resiste nos espaços, abordagens de vídeos e documentários sobre as possibilidades de se criar dança a partir da relação corpo e espaço. A mostra final do projeto deu-se com uma instalação/performance desenvolvida pelos grupos, onde cada grupo apresentava sua obra em um espaço da escola, retratando a criação em dança a partir de temas escolhidos por eles. Com base em relatos escritos pelos alunos sobre o projeto, e, a partir do processo desenvolvido até a mostra, foi possível agregar as experiências docentes enquanto bolsista do PIBID de dança as diversas possibilidades de se trabalhar as linguagens da dança enquanto sujeito/corpo e sua expressividade, dentro do âmbito escolar e articulando com a interdisciplinaridade curricular. Como referência para o desenvolvimento deste projeto/pesquisa usou-se os autores, Ivaldo Bertazzo que estrutura uma pesquisa somática do corpo, Merleau Ponty e Gaston Bachelard que aprofundam o estudo da percepção e do espaço e Isabel Marques que desenvolve a partir do estudo da coreologia proposta por Laban, métodos e jogos para se pensar e fazer dança no ambiente escolar.