Sistema Eletrônico de Administração de Eventos - UERGS, 6º Seminário Institucional Pibid-Avaliação e processos inclusivos: potencialidades e experiências no Pibid Uergs

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A HERANÇA CULTURAL AFRICANA NAS SALAS DE AULA
Laura Benevides Roland, Tarcisio Soares Pedroso, Edilma Lima, Rochele Santaiana

Última alteração: 2017-09-04

Resumo


Este artigo tem como objetivo apresentar o trabalho realizado em sala de aula pelos bolsistas do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência – PIBID, com os alunos de uma turma de segundo ano de uma Escola Estadual no município de Alegrete RS. As intervenções aconteceram a partir do tema Consciência Negra, tema esse, tornado obrigatório pela Lei 11.645/2008 que altera a LDB 9.394/96 e passa a exigir a inclusão no currículo oficial o estudo da história e cultura afro-brasileira e indígena (BRASIL, 2008). Essa Lei traz que é obrigatório o estudo da história geral da África e da população negra no Brasil nos estabelecimentos de Ensino Fundamental e Médio, públicos ou privados. Neste trabalho apresentamos um resumo dos principais ciclos econômicos do Brasil a partir do início de sua colonização, ciclos que enriqueceram ainda mais a coroa portuguesa através da exploração do Brasil colônia, e parte da história dos principais produtos produzidos durante esses períodos e da mão de obra escrava obtida através do tráfico negreiro. Abordamos a questão da cultura trazida pelos povos africanos ao Brasil e sua repercussão nos dias de hoje no ensino sobre a consciência negra nas Escolas. O dia da Consciência Negra, que em nossa opinião deveria ser todos os dias, é para entender que o mundo a todos pertence; que não há uma única cultura, mas sim o encontro entre várias, que a grandeza da cultura de nosso país deve-se exatamente a esses encontros, que aos poucos modelaram e enriqueceram a nossa culinária, vocabulário, as práticas religiosas, nossa música e dança. As Diretrizes Curriculares (MEC, 2007) defende o pressuposto de que é papel da escola desconstruir a representação de que o afrodescendente tem como único atributo a descendência escrava, subalterna ou dominada. Quanto às intervenções sobre o tema exposto, foram realizadas no 2º semestre de 2016 em que trabalhamos a Herança Cultural Africana com os educandos. Realizamos momentos de contação do livro Menina Bonita do Laço de Fita, a história sobre a vinda dos negros para o Brasil e a herança cultural trazida. Montamos essa aula em forma de varal. Adotamos os livros da coleção Africanidades onde conta, de forma clara, a história dos imigrantes negros e, além disto, também trabalhamos com os educandos vídeos sobre a capoeira, mais especificamente, os instrumentos utilizados. Falamos, também sobre as condições dos navios negreiros, meio em que os africanos eram trazidos para o Brasil e que grande parte morriam durante a viagem. Como futuros pedagogos/professores e professoras devemos promover uma educação ética, voltada para o respeito e convívio harmônico com a diversidade com temáticas significativas, que propiciem condições para que os educandos desenvolvam sua capacidade dialógica, tomem consciência de nossas próprias raízes históricas que ajudaram e ajudam a constituir a cultura e formar a nação brasileira; pois, o preconceito e o racismo são formas de violência. Devemos preparar nossas crianças para uma real valorização do ser humano entendendo que todos são iguais, portanto, merecem serem igualmente respeitados.


Palavras-chave


Cultura Africana-Educação-PIBID

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