Sistema Eletrônico de Administração de Eventos - UERGS, 6º Seminário Institucional Pibid-Avaliação e processos inclusivos: potencialidades e experiências no Pibid Uergs

Tamanho da fonte: 
CAMPOS DE EXPERIENCIAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL
Andreia do Nascimento Santos, Nadia Maria Pacheco dos Reis

Última alteração: 2017-08-31

Resumo


Subprojeto Pedagogia Pibid: Projeto Pedagógico de intervenção- CAMPOS DE EXPERIENCIAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL. Andreia do Nascimento SANTOS; Nádia Maria Pacheco dos REIS; Rita Fabiana Oliveira COSTA, Dolores SCHUSSLER. Bolsistas PIBID/CAPES/UERGS/Acadêmicas Curso de Graduação em PedagogiaLicenciatura Litoral Norte/Osório/RS Supervisora PIBID/CAPES/UERGS-EMEI Santa Luzia Osório/RS Docente Uergs Litoral Norte e Coordenadora de Área PIBID/CAPES/UERGS-Litoral Norte/Osório-RS (Orientadora)

Pretende-se  nessa  síntese  abordar  dados  das  atividades  de  intervenções pedagógicas que estão sendo realizadas na EMEI Santa Luzia, com 20  crianças do Jardim  A  (4-5anos),  no  contexto  da  Iniciação  à  Docencia  (ID).  São  vivências realizadas  nesse   projeto  de  intervenção,  como  parte  do  Subprojeto  Pedagogia PIBID/UERGS  Litoral  Norte.  Compreendendo  a  EI  como  primeira  etapa  da Educação Básica, inicia-se o processo educacional através de atividades lúdicas e conceitos que vão sendo construídos. Partindo da concepção da BNCC (3ª versão) são  cinco  os  campos  das  experiências  no  âmbito  dos  quais  são  definidos  os objetivos  de  aprendizagem  e  desenvolvimento  infantil.  Nesse  primeiro  semestre 2017/1  procuramos  adentrar  no  campo  dos  traços,  sons,  cores  e  formas,  com diferentes atividades que envolveram experiências diversificadas, com objetivos de incentivar  a  exploração  e  experimentação.  Dentre  as  atividades  realizadas destacamos:  experiências  químicas  com  cores,  expressão  livre  através  de desenhos,  pinturas,  colagens  e  modelagens,  desenho  corporal,  cinema  preto  e branco,  contação  de  histórias,  a  exploração  de  espaços  bidimensionais  e tridimensionais e a motricidade fina e ampla. Com o auxílio de argila, massinha de modelar caseira, lentes preto e branco, histórias lúdicas, papeis, tintas e recursos audiovisuais. Essas atividades pedagógicas possibilitaram    por meio de diferentes linguagens o desenvolvimento e a participação das crianças em diversas situações, como na escolha o materiais, dos espaços e das formas de expressar, influenciandonas aprendizagens significativas, bem como nos proporcionaram familiarizar com a rotina de organização da escola, ampliando nossos conhecimentos para o processo de formação como graduandas de Pedagogia.


Palavras-chave


Educação Infantil- Pibid- Pedagogia

Um cadastro no sistema é obrigatório para visualizar os documentos. Clique aqui para criar um cadastro.