Última alteração: 2017-08-31
Resumo
Subprojeto Pedagogia Pibid: Projeto Pedagógico de intervenção- CAMPOS DE EXPERIENCIAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL. Andreia do Nascimento SANTOS; Nádia Maria Pacheco dos REIS; Rita Fabiana Oliveira COSTA, Dolores SCHUSSLER. Bolsistas PIBID/CAPES/UERGS/Acadêmicas Curso de Graduação em PedagogiaLicenciatura Litoral Norte/Osório/RS Supervisora PIBID/CAPES/UERGS-EMEI Santa Luzia Osório/RS Docente Uergs Litoral Norte e Coordenadora de Área PIBID/CAPES/UERGS-Litoral Norte/Osório-RS (Orientadora)
Pretende-se nessa síntese abordar dados das atividades de intervenções pedagógicas que estão sendo realizadas na EMEI Santa Luzia, com 20 crianças do Jardim A (4-5anos), no contexto da Iniciação à Docencia (ID). São vivências realizadas nesse projeto de intervenção, como parte do Subprojeto Pedagogia PIBID/UERGS Litoral Norte. Compreendendo a EI como primeira etapa da Educação Básica, inicia-se o processo educacional através de atividades lúdicas e conceitos que vão sendo construídos. Partindo da concepção da BNCC (3ª versão) são cinco os campos das experiências no âmbito dos quais são definidos os objetivos de aprendizagem e desenvolvimento infantil. Nesse primeiro semestre 2017/1 procuramos adentrar no campo dos traços, sons, cores e formas, com diferentes atividades que envolveram experiências diversificadas, com objetivos de incentivar a exploração e experimentação. Dentre as atividades realizadas destacamos: experiências químicas com cores, expressão livre através de desenhos, pinturas, colagens e modelagens, desenho corporal, cinema preto e branco, contação de histórias, a exploração de espaços bidimensionais e tridimensionais e a motricidade fina e ampla. Com o auxílio de argila, massinha de modelar caseira, lentes preto e branco, histórias lúdicas, papeis, tintas e recursos audiovisuais. Essas atividades pedagógicas possibilitaram por meio de diferentes linguagens o desenvolvimento e a participação das crianças em diversas situações, como na escolha o materiais, dos espaços e das formas de expressar, influenciandonas aprendizagens significativas, bem como nos proporcionaram familiarizar com a rotina de organização da escola, ampliando nossos conhecimentos para o processo de formação como graduandas de Pedagogia.