Sistema Eletrônico de Administração de Eventos - UERGS, 6º Seminário Institucional Pibid-Avaliação e processos inclusivos: potencialidades e experiências no Pibid Uergs

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ALFABETIZAÇÃO LETRAMENTO NUMERAMENTO
Juliana Rodrigues Martins, Ana Goulart Pereira, Rochele da Silva Santaina, Edilma Machado Lima

Última alteração: 2017-09-05

Resumo


O presente estudo teve por objetivos discutir a importância da Alfabetização letramento, numeramento, bem como evidenciar os usos destes nas intervenções pedagógicas do PIBID. Justificamos a produção deste trabalho devido à importância de identificar estratégias de leituras vivenciadas pelos alunos através de leituras diversificadas, sendo um recurso pedagógico de aprendizado no processo de alfabetização. Metodologicamente dividimos o trabalho em dois momentos: primeiro uma revisão de literatura sobre alfabetização, letramento e numeramento e posteriormente um relato de um projeto organizado e aplicado pelas bolsistas do PIBID com uma turma de 3º ano. Posteriormente nos debruçarmos em leituras que envolvesse nosso tema, e a construção de Planos de intervenção, destacamos que foi muito significativo, pois os alunos participaram positivamente das atividades elencadas. Consideramos que após a leitura em artigos e livros sobre esse tema, o mesmo permite  na atividade pedagógica do PIBID, resgatar valores, culturais e sociais. As práticas de alfabetização, letramento e numeramento são vitais para as aprendizagens das crianças e podem ser desenvolvidas de forma lúdica, por meio do incentivo a leitura de vários gêneros textuais e jogos matemáticos.

 

 


Palavras-chave


Alfabetização. Letramento. Numeramento.

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