Sistema Eletrônico de Administração de Eventos - UERGS, 6º Seminário Institucional Pibid-Avaliação e processos inclusivos: potencialidades e experiências no Pibid Uergs

Tamanho da fonte: 
1, 2, 3, CONTE OUTRA VEZ: Inserindo a Matemática de Forma Lúdica na Educação Infantil em Turno Integral
Giselma Bastos Bastos de Moura, Janaíne Strieder Strieder Paraboni, Manuele Ramos Ramos Rosa, Antonia Elisete Veiga, Taina Freitas Freitas Perroni, Rosemari Silva Silva da Veiga, Percila Silveira Silveira de Almeida, Rita Cristine Basso Soares Severo

Última alteração: 2017-09-05

Resumo


RESUMO

 

Este trabalho é decorrente da inserção de acadêmicas de Pedagogia – Licenciatura, na EMEI Elíria Cerutti Perim, através do Pibid/Uergs – subprojeto Pedagogia São Luiz Gonzaga. O objetivo do projeto é explorar ideias referentes a construção do número utilizando jogos e brincadeiras, desenvolvendo a aprendizagem de forma lúdica. No projeto utiliza-se a metodologia da pesquisa-ação, que é concebida por Gil (2013), como uma ação na qual os pesquisadores e participantes representativos da situação ou do problema estão envolvidos de modo cooperativo ou participativo. Assim, as ações desenvolvidas tiveram como base a inserção da matemática de forma lúdica, que enfocaram estimular o gosto pela matemática através de jogos e brincadeiras educativas. Iniciamos com as observações das turmas e reuniões com a supervisora para conhecer as necessidades ou desejos dos alunos em realizar as atividades. Planejamos as aulas sob a supervisão da professora supervisora do projeto na escola e confeccionamos diversos jogos matemáticos. Realizar práticas pedagógicas, ser criativo, buscar novos conhecimentos, novos meios, ser um docente crítico, transformar a educação em algo encantador e prazeroso, só nos qualifica. Consideramos que ao longo do desenvolvimento das atividades os alunos interagiram demonstrando satisfação ao realizar o proposto. Desse modo é possível considerar que o presente projeto “1, 2, 3, CONTE OUTRA VEZ: Inserindo a Matemática de Forma Lúdica na Educação Infantil em Turno Integral”, que se encontra em andamento, está contribuindo com o crescimento social, afetivo e cognitivo no que diz respeito a construção do número pelos alunos, bem como contribuindo para a construção de nossos saberes docentes.

 


Palavras-chave


Palavras Chave: Educação. Lúdico. Jogos Matemáticos.

Um cadastro no sistema é obrigatório para visualizar os documentos. Clique aqui para criar um cadastro.