Última alteração: 2017-09-05
Resumo
RESUMO
Este trabalho é decorrente da inserção de acadêmicas de Pedagogia – Licenciatura, na EMEI Elíria Cerutti Perim, através do Pibid/Uergs – subprojeto Pedagogia São Luiz Gonzaga. O objetivo do projeto é explorar ideias referentes a construção do número utilizando jogos e brincadeiras, desenvolvendo a aprendizagem de forma lúdica. No projeto utiliza-se a metodologia da pesquisa-ação, que é concebida por Gil (2013), como uma ação na qual os pesquisadores e participantes representativos da situação ou do problema estão envolvidos de modo cooperativo ou participativo. Assim, as ações desenvolvidas tiveram como base a inserção da matemática de forma lúdica, que enfocaram estimular o gosto pela matemática através de jogos e brincadeiras educativas. Iniciamos com as observações das turmas e reuniões com a supervisora para conhecer as necessidades ou desejos dos alunos em realizar as atividades. Planejamos as aulas sob a supervisão da professora supervisora do projeto na escola e confeccionamos diversos jogos matemáticos. Realizar práticas pedagógicas, ser criativo, buscar novos conhecimentos, novos meios, ser um docente crítico, transformar a educação em algo encantador e prazeroso, só nos qualifica. Consideramos que ao longo do desenvolvimento das atividades os alunos interagiram demonstrando satisfação ao realizar o proposto. Desse modo é possível considerar que o presente projeto “1, 2, 3, CONTE OUTRA VEZ: Inserindo a Matemática de Forma Lúdica na Educação Infantil em Turno Integral”, que se encontra em andamento, está contribuindo com o crescimento social, afetivo e cognitivo no que diz respeito a construção do número pelos alunos, bem como contribuindo para a construção de nossos saberes docentes.