Sistema Eletrônico de Administração de Eventos - UERGS, 6º Seminário Institucional Pibid-Avaliação e processos inclusivos: potencialidades e experiências no Pibid Uergs

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AS VIVÊNCIAS DA DIVERSIDADE DE VALORES EM SALAS DE AULA DA ATUALIDADE
denise dos santos goulart, lillian da rosa vargas claussen, Edilma Machado Lima, Rochele Silva Santaiana

Última alteração: 2017-09-05

Resumo


O presente artigo tem como objetivos discutir como estão sendo trabalhados os valores em sala de aula e como as crianças desenvolvem suas relações interpessoais neste espaço. Enquanto bolsistas do Programa de bolsas de iniciação à docência – PIBID, podemos dizer que em nossa experiência nas séries iniciais, notamos que existe a necessidade imediata de se trabalhar valores nas escolas. Neste sentido, propomos neste trabalho ações efetivas que pudessem mudar a vivência entre os alunos e que melhorasse o ensino-aprendizagem e respeito mútuo entre os mesmos. Acreditamos na ludicidade como uma excelente estratégia pedagógica no exercício deste tema por provocar uma forte atração dos olhares dos educandos. Dentre as principais experiências vividas no projeto PIBID, podemos citar o descompasso nas relações entre alunos e sua falta de contato e entrosamento. Alunos de anos iniciais mantêm uma relação sadia e respeitosa perante seu educador, entretanto à medida que progridem no processo de seriação da escola, fica mais dificultoso e complicado de se perpetuar. Neste caso, construir laços de amizade e coleguismo seria uma base pertinente a ser trabalhada desde cedo. Um bom relacionamento social dentro da escola resulta em positivas e prazerosas experiências educacionais. Pudemos aplicar e simultaneamente participar de atividades dinâmicas com os alunos que tivessem caráter colaborativo, reflexivo e produtivo. Propusemos brincadeiras com balões, bambolês e bolas. Também, contação de histórias, atividades com música, produções escritas e confecção de materiais lúdicos com sucata. No transcorrer das nossas intervenções, oportunizamos as crianças espaços para reflexão e diálogo, para que elas, individualmente. Nossa intenção era desfazer situações de resistência em trabalhar com certos colegas, reiterando constantemente o mesmo assunto, foi gratificante perceber os resultados: atividades em grupo onde todos trabalharam de forma integrada e sem preconceitos. Em poucos encontros com as crianças, atingimos nossa finalidade. Podemos concluir que são necessários e urgentes a inserção e o exercício dos valores em aula, pois a maioria das crianças não têm resistência em conviver com as diferenças, entretanto existe uma parcela que demonstra certa oposição em trabalhar coletivamente, em se aproximar dos colegas que precisam de mais atenção, ou simplesmente não estão dispostos a compartilhar de um contato que cause uma possível integração. Nossas intervenções de forma significativa amenizaram as rejeições, barraram as relações coletivas dos aprendentes, traçando um novo modo de interação e inclusão de valores éticos, sem deixar de salientar o quanto nós, bolsistas, enriquecemos nossos processos formativos enquanto seres humanos e educadores.

 

 


Palavras-chave


Valores. Educação. Ensino-aprendizagem

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