Sistema Eletrônico de Administração de Eventos - UERGS, 6º Seminário Institucional Pibid-Avaliação e processos inclusivos: potencialidades e experiências no Pibid Uergs

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DISCUTINDO QUESTÕES DE GÊNERO NA ESCOLA A PARTIR DO 8 DE MARÇO
Susana Tebaldi Toledo, Mayra Corrêa Marques, Jozieli Camargo Noquete Weber, Lucas Platiz Nepomuceno, Igor Moraes Simões

Última alteração: 2017-09-04

Resumo


Esse resumo traz o relato de experiência do projeto desenvolvido, através do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência – PIBID – subprojeto Artes Visuais na Escola Municipal de Ensino Fundamental Dr. Walter Belian, em duas turmas de sexto ano do ensino básico, durante o mês de março. O projeto consistiu em questionar os espaços da mulher na sociedade atual, as formas de opressão sofridas a partir de um gênero e como a arte se relaciona com esse tema, buscando o desenvolvimento do olhar crítico perante os próprios hábitos e estimulando a reflexão. Tendo como disparador o oito de Março - Dia Internacional da Mulher - foram realizadas mediações artísticas, aulas expositivas, atividades em grupo e diversas abordagens sobre o tema. Pode-se perceber que a temática não é explorada dentro da escola e por diversas vezes costumes não são questionados, como por exemplo a divisão das filas entre meninos e meninas ou o motivo da maioria dos meninos usarem cabelo curto. Embora, ao termos questionado se existiam divisões de tarefas, brincadeiras, atividades conforme o gênero, tenham apresentado noção de que não há – ou que não parece ser o correto ter – atitudes sexistas são presentes, o que nos faz compreender o quanto nossos preconceitos são estruturais. O projeto também fez com que revessemos nossas ações, tanto no que diz respeito às questões de gênero como a didática utilizada, fazendo com que repensássemos estratégias para a troca de conhecimentos. Em suma, problematizou-se acerca das diversas representações de mulheres na cultura visual e na arte, além de abordar o sexismo presente na língua portuguesa e construções sociais de gênero. Como resultados obtidos teve-se a elaboração de saberes sobre as discussões que pautam as relações entre gênero e arte. Ao final do projeto, como estratégia avaliativa, foi realizado um jogo baseado na brincadeira “Verdade ou Consequência”, em que as(os) alunas(os) demonstraram um deslocamento quanto às suas percepções iniciais, pois desenvolveram argumentos sobre como as divisões de gênero impactam no seu cotidiano e reverberam na sociedade.


Palavras-chave


gênero; arte; mulher; sexismo

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