Sistema Eletrônico de Administração de Eventos - UERGS, 6º Seminário Institucional Pibid-Avaliação e processos inclusivos: potencialidades e experiências no Pibid Uergs

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A Escola que nos Habita
Rosemari Fiuza da Silva, Igor Moraes Simões, Gessi Machado Mello

Última alteração: 2017-09-05

Resumo


Este projeto é fruto de observações feitas na Turma de Aceleração do 6º ano, na Escola Municipal de Ensino Fundamental Dr. Walter Bellian, no município de Montenegro/RS, as terças, na disciplina de Português. A turma foi observada por quatro semanas em diferentes espaços da escola. Durante este tempo, buscamos compreender as relações dos alunos com a escola e seus espaços. Tendo como base o autor Paulo Freire (1996) e Vygotsky (1984), escolhemos o poema “Íntimo Desabrigo” do poeta Tarso de Melo e o documentário “O Lar que nos Habita”, exibido na TV Cultura (2017) propondo reflexões sobre os diferentes espaços na escola, incentivando o debate e o diálogo a fim de entender e compreender os mesmos, num processo de interação e cooperação entre indivíduos, tornando o aprendizado coletivo, recriando o que se aprende a fim de desenvolver argumentos em defesa de pensamentos e ideias a partir da vivência e do cotidiano de cada um. Escolhemos a fotografia como representação das reflexões do grupo, através de recortes, tendo como enfoque o espaço e o sujeito, porém sem uma identificação do mesmo, mas sim da sua presença. Com base em exposições realizadas, visita a museu e imagens do trabalho de alguns artistas, fomos construindo alicerce para as possibilidades e escolhas que teríamos que fazer. Estas fotos foram produzidas e manipuladas artisticamente pelos alunos, trabalhando diferentes linguagens, valorizando e respeitando a opinião e as escolhas da turma, protagonistas na construção deste projeto. Os alunos determinaram cada passo, o processo de desenvolvimento do projeto, onde, quando e se estavam ou não prontos para seguir adiante. A execução durou dois meses e resultou em um poema escrito coletivamente sobre o cotidiano experienciado na escola e uma exposição dos trabalhos, com curadoria dos alunos, dividida em sessões assim denominadas: Escola, Amizade e Futuro. A avaliação também se deu com a participação do coletivo, sendo discutida por todos. É na escola que ficamos parte do nosso tempo e tentamos nos adaptar a regras e normas que regem a instituição e a sociedade. É nos espaços escolares que estabelecemos conexões, elegemos lugares, objetos, pessoas, com os quais nos identificamos ou não, por diversos motivos, de diferentes formas e olhares. De qualquer forma, escola habita em nós de alguma maneira e é nela e dela que formamos considerações a respeito da vida e do mundo.


Palavras-chave


: Educação; Espaços; Escola; Fotografia; Conexões

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