Última alteração: 2017-09-04
Resumo
RESUMO
O presente trabalho tem como principal objetivo, discutir a importância do profissional pedagogo, no desenvolvimento da primeira infância, com crianças inseridas em instituições publicas na atuação da Educação Infantil com: creches (atendimento de 0 a 3 anos) e pré-escola (atendimento de 4 a 5 anos).O estudo se justifica, no renomado filósofo e estudioso, que contribuí no avanço da educação infantil, Jean Piaget, com a teoria das fases do desenvolvimento infantil, resaltou a singularidade e importância destas fases. O significado para criança, de cada uma destas fases no seu desenvolvimento individual, cognitivo, social e afetivo, principalmente na Educação Infantil. Em termos metodológicos o trabalho se divide da seguinte forma: um breve levantamento bibliográfico sobre as teorias de Jean Piaget e após uma discussão sobre, como o Programa de Iniciação a Docência pode contribuir na formação de futuros pedagogos, ao entender a infância e a necessidade deste atendimento. Através do PIBID (Programa de Iniciação a Docência) todo ano são inseridos, discentes de licenciatura em escolas publicas, esses que muitas vezes, não tiveram acesso ainda a pratica, tem a oportunidade de intervirem, em sala de aula, passam a exercer o papel de mediadores em suas intervenções, e usarem seus conhecimentos adquiridos ao longo de seus estudos acadêmicos científicos, usando de atividades lúdicas pedagógicas, para cada faixa etária, ou seja, dando ênfase na fase pedagógica que a criança se encontra. Ao término do estudo e do trabalho considera-se que é de suma importância para um bom desenvolvimento cognitivo, sócio afetivo, sensório motor e da linguagem da criança, inserida desde cedo nas redes escolares de Educação Infantil e Primeira Infância, a figura do profissional formado em Pedagogia. Concluímos também que o Programa de Iniciação a Docência, permite este contato pedagógico de extrema importância para discentes em Pedagogia Licenciatura, entrelaçando a teoria com a oportunidade da pratica educacional.