Sistema Eletrônico de Administração de Eventos - UERGS, 6º Seminário Institucional Pibid-Avaliação e processos inclusivos: potencialidades e experiências no Pibid Uergs

Tamanho da fonte: 
GELADOTECA: UM RECURSO DE INCENTIVO À LEITURA
Tauana Oliveira Corrêa, Carmen Jacira Barasuol, Tatiana Luiza Rech

Última alteração: 2017-09-05

Resumo


O presente trabalho intitulado “Geladoteca: Um recurso de incentivo à leitura”, pretende incentivar e desenvolver o hábito de ler entre as crianças e suas famílias, através da criação de uma estante de livros, a partir de uma geladeira sem uso, que não funcionava mais.  A aplicação e a construção inicial deste recurso está sendo desenvolvida em uma turma do 4º Ano, da Escola Estadual de Ensino Fundamental Dr. Gabriel Álvaro de Miranda, localizada no Município de Cruz Alta/ RS desde o mês de março de 2017 e está em pleno desenvolvimento. O que impulsionou a realização deste Projeto foram as observações realizadas em duas escolas públicas do município de Cruz Alta/RS, onde se pode constatar a falta do gosto pela leitura por parte dos alunos. Muitas das crianças não leem nem um livro no decorrer do ano por vontade própria, sendo que muitos dos professores da Rede Pública de Ensino têm consciência desta situação crítica. Alguns alegam que não conseguem dar a devida atenção à leitura, pois possuem pouquíssimo tempo para desenvolver os conteúdos obrigatórios e perdem muito tempo com questões burocráticas. Assim, para modificar essa realidade, é necessário que a escola desenvolva, no aluno, o gosto pela leitura e o faça compreender a importância dela no seu dia a dia, já que é através da leitura que formaremos alunos conscientes de suas responsabilidades sociais e individuais, pois uma das grandes bandeiras da maioria das escolas públicas é formar bons cidadãos, conscientes de seus direitos e deveres, cidadãos responsáveis e ativos que poderão mudar e melhorar a realidade em que vivem. É somente com práticas de leituras efetivas nas escolas que poderemos, de fato, melhorar a educação brasileira. Ao encontro disso, metodologicamente este Projeto contemplou uma atividade prática e lúdica que foi realizada individualmente e coletivamente, a fim de incentivar o gosto pela leitura, a partir de um trabalho que envolveu muita criatividade e participação dos alunos na criação da estante de livros, que já conta com inúmeras obras de diferentes gêneros textuais, as quais trazem temas e questões que estão presentes no cotidiano dos alunos. Como resultados iniciais, se pode constatar a participação efetiva da turma na construção e manutenção da geladoteca, na retirada de livros para leitura, e na desconstrução de alguns paradigmas, além de mudanças de hábitos e atitudes. Como continuidade serão desenvolvidas várias práticas na segunda etapa do Projeto, dentre elas a construção de histórias em diferentes formatos, peças teatrais, sarau literário, além da expansão da ideia para outras turmas da escola.

 

Palavras – chave: Geladoteca. Leitura. Literatura Infantil. Atividades lúdicas.

 

Tauana Oliveira CORRÊA1; Tatiana Luiza RECH2

1. Aluna do Curso de Pedagogia - Licenciatura. Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (UERGS); 2. Professora orientadora. Unidade em Cruz Alta. UERGS.

E-mails: tauana.oliveiracorrea@gmail.comtatianarech@yahoo.com.br.

 

 

 


Palavras-chave


Geladoteca; Leitura. Literatura Infantil; Atividades lúdicas.

Um cadastro no sistema é obrigatório para visualizar os documentos. Clique aqui para criar um cadastro.