Sistema Eletrônico de Administração de Eventos - UERGS, 6º Seminário Institucional Pibid-Avaliação e processos inclusivos: potencialidades e experiências no Pibid Uergs

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UM OLHAR REFLEXIVO SOBRE A AFRICANIDADE E SUA CULTURA NO ÂMBITO ESCOLAR
Carina Falcão Ribeiro, Karine Oliveira Horner, Edilma Machado Lima, Rochele Silva Santaiana

Última alteração: 2017-09-05

Resumo


O presente artigo tem como objetivo descrever as experiências vivenciadas por meio das intervenções pedagógicas do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência – Pibid/ Uergs. Dentre os temas trabalhados, elegemos apresentar a africanidade e sua cultura no âmbito escolar, pois a Consciência Negra, considerada um tema de pluralidade cultural, que pode ser abordado de forma transversal em várias disciplinas de forma lúdica. A valorização deste tema no currículo é de grande importância para o processo educativo, e o Pibid vem proporcionando constantemente, por meio de práticas pedagógicas, a realização de atividades diversificadas. As intervenções pelas bolsistas ocorreram em sala de aula, com uma turma de 3º ano, do Ensino Fundamental, no segundo semestre de 2016. As intervenções com o foco na Consciência Negra possibilitaram um estudo sobre as manifestações culturais do Brasil que sofreram algum grau de influência da cultura africana desde os tempos do Brasil colônia até a atualidade. Ter mais conhecimento sobre o Continente Africano, África do século XVI ao XVII, trafico pela rota do Atlântico, como aconteciam as fugas e onde se refugiavam os negros, a Africanidade Brasileira, o negro e seu papel na independência do Brasil, a mestiçagem e o racismo brasileiro, é muito importante para que todos possam saber uma das origens do povo brasileiro. Esses temas foram trabalhados a partir do conhecimento da Lei 10.639/03 que trata sobre o “Dia Da Consciência Negra” com um diálogo entre os alunos. Trabalhamos, também com a releitura da obra A família, da artista plástica Tarsila do Amaral, explorando a diversidade, o respeito e a valorização. Realizamos a contação da história Meninos de todas as Cores, de Luísa Ducla Soares, o que proporcionou aos alunos uma forma de associar o lúdico ao real. Cabe destacar que houve grande aceitação das famílias às atividades propostas. Encerrando as intervenções trouxemos como tema principal a Consciência Negra, levamos aos alunos o livro jogos, brincadeiras e cantigas dos autores Antonio Jonas Dias Filho e Márcia Honora. No decorrer de nossas intervenções, percebemos que o preconceito racial é um problema social gritante e, por isso, é indispensável o respeito às múltiplas culturas existentes. Vemos a escola como o principal espaço onde podem ser desconstruídos preconceitos que estão arraigados em nossa sociedade contemporânea e pensamentos retrógados com os cidadãos afro descendentes. Também notamos que o papel do professor é de fundamental importância, a partir do momento em que os marcos legais das Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-Raciais e para o Ensino da História e Cultura Afro- Brasileira e Africana resgata historicamente a contribuição dos negros na construção e formação da sociedade brasileira (DCN, 2004).

Palavras-chave


Consciência Negra. Africanidade. PIBID

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