Sistema Eletrônico de Administração de Eventos - UERGS, 6º Seminário Institucional Pibid-Avaliação e processos inclusivos: potencialidades e experiências no Pibid Uergs

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PIBID E AS PRÁTICAS PEDAGÒGICAS DESENVOLVIDAS NO 4º ANO: POTENCIALIDADES CRIATIVAS
Ivana Matilde Ceolin, Cris Barcelos Gonçalves, Rochele Silva Santaiana, Edilma Machado Lima

Última alteração: 2017-09-05

Resumo


Este artigo procurou evidenciar as práticas pedagógicas desenvolvidas no PIBID de uma escola municipal, como forma de estimular e potencialidade criativa dos educandos de uma turma de 4º ano. O objetivo principal é relatar as práticas vivenciadas na realização de um projeto realizado como bolsistas do Programa, no ano de 2016, em uma escola pública do município de Alegrete – RS. Partindo da premissa que a escola pode se tornar um ambiente que propicie à arte, a criatividade, a ludicidade foi desenvolvido o projeto “Ludicidade e Artes”. Justificamos este trabalho por entendermos que os bolsistas de Pedagogia podem proporcionar aos alunos oportunidades de vivências e aprendizagens através do lúdico e da arte. O artigo metodologicamente se organiza da seguinte forma: Primeiramente faremos uma introdução do tema, justificando e falando sobre objetivo do mesmo, com o auxílio teórico de autores como Luckesi e Oliveira. Dando seguimento falaremos da metodologia de como se desenvolveu as práticas e pra finalizar as considerações finais. Foi realizado um relato do projeto desenvolvido. Percebemos que o PIBID e um programa que oportuniza experiências, porém o bolsista tem que abraçar a causa, tem que fazer acontecer, tem que ter autonomia no que faz ter responsabilidade e dedicação. A partir da prática, concluímos que a arte e a ludicidade são alguns dos caminhos que podem potencializar e motivar novas práticas pedagógicas que atendam as reais necessidades dos educandos.

Palavras-chave


Ludicidade. Artes. PIBID.

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