Sistema Eletrônico de Administração de Eventos - UERGS, 6º Seminário Institucional Pibid-Avaliação e processos inclusivos: potencialidades e experiências no Pibid Uergs

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PSICOMOTRICIDADE, LUDICIDADE E JOGOS PEDAGÓGICOS: UM VIÉS IMPORTANTE NO ENSINO FUNDAMENTAL
michele lima lima dos santos, Jose Ailton Gomes Ourique, Mirian Calita da Silva Porto, Tanira Escobar Pereira, Rita Cristine Basso Soares Severo, Percila Silveira de Almeida

Última alteração: 2017-09-05

Resumo


Michele Lima dos SANTOS1; José Ailton Gomes OURIQUE2; Mirian PORTO³; Tanira ESCOBAR4; Percila Silveira de ALMEIDA5. Rita Cristine Basso Soares SEVERO6

 

Bolsistas do Programa Institucional de Bolsa a Iniciação a Docência CAPEs, Curso de Pedagogia-Licenciatura. Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (UERGS); Percila Silveira de ALMEIDA; Rita Cristine Basso Soares SEVERO. Unidade de São Luiz Gonzaga. UERGS

 

A psicomotricidade, ludicidade e jogos pedagógicos como um viés importante no ensino fundamental são fundamentais para o sujeito quando inserido na escola. A psicomotrocidade nos leva a ciência que tem como propósito o estudo do homem, sua relação com seu mundo interno e externo, suas aquisições cognitivas, sensoriais e piscomotoras. A experiência da plenitude como, por exemplo: ações vividas e sentidas são o que a ludicidade propicia para o educando por meio de jogos e brincadeiras. Trabalhar em sala de aula como bolsistas do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID), nos possibilitam aprender, e nesse sentido nos questionamos se a falta dessa prática interfere diretamente no aprendizado escolar?

Nosso intuito é o de contribuir para o processo de desenvolvimento da aprendizagem e a psicomotricidade da criança, por meio do lúdico e jogos pedagógicos nos anos iniciais do ensino fundamental. O trabalho está sendo desenvolvido durante o ano de 2017 na Escola Municipal de Ensino Fundamental Centenário, na cidade de São Luiz Gonzaga/RS. Sendo que o primeiro semestre as atividades são realizadas nas turmas de primeiro, segundo ano do ensino fundamental, e no segundo semestre as atividades serão ministradas para os alunos do terceiro e quarto ano. Segundo Airton Negrini o mesmo assinala que a educação psicomotora pode ser compreendida como um procedimento científico, nesse sentido: “a educação psicomotora é uma técnica, que através de exercícios e jogo adequados a cada faixa etária leva a criança ao desenvolvimento global de ser.” De acordo com Eugênio Cunha, alunos com atrasos psicomotores encontram na escola um lugar de excelentes recursos para superar suas dificuldades. Há alunos com prejuízos na coordenação motora fina, na coordenação visório-motora, na fala, no equilíbrio e na lateralidade. A escola é um lugar propício para o treinamento psicomotor, para o conhecimento do corpo e da percepção do ambiente, fundamentais para a socialização. Os resultados preliminares ressaltam que os jogos e brincadeiras desempenham um papel transformador, onde a psicomotrocidade e a ludicidade são colocadas como ferramenta de auxilio para o professor. Acreditamos que existem diferentes formas de trabalhar como o aluno, e quando identificamos e trabalhamos de maneira correta, os pontos positivos refletem no aprendizado do aluno.


Palavras-chave


psicomotricidade; ludicidade; jogos pedagógicos.

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