Sistema Eletrônico de Administração de Eventos - UERGS, 6º Seminário Institucional Pibid-Avaliação e processos inclusivos: potencialidades e experiências no Pibid Uergs

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SUBPROJETO PEDAGOGIA PIBID/UERGS: ARTE E EXPRESSÃO NA EDUCAÇÃO INFANTIL NA EMEI SANTA LUZIA/OSÓRIO/RS
Dolores Schussler, Milena Flores MACHADO, Mario Augusto Alves DUTRA, Rita Fabiana Costa OLIVEIRA

Última alteração: 2017-09-05

Resumo


Propor atividades de intervenção, são os princípios do Programa de Iniciação à Docência PIBID/CAPES, no subprojeto Pedagogia Uergs Litoral Norte. As atividades sobre arte e expressão, foram desenvolvidas no primeiro semestre do ano de 2016  numa turma do jardim B , com crianças entre idades de 4 a 5 anos, da Escola Municipal de Educação Infantil Santa Luzia. O objetivo dessa proposta pedagógica foi identificar através de atividades metodológicas das artes e expressões, como a ludicidade contribui para o desenvolvimento da aprendizagem das crianças pequenas, nos campos da diversidade de saberes e vivências culturais e apropriar-se de conhecimentos e experiências com liberdade, autonomia, como parâmetros para os direitos à aprendizagens na infância.  Para essas atividades foram utilizados materiais como recursos, estruturados e não estruturados, com formas, pesos, textura (madeira, ferro, papelão, plástico, lã, rolhas, canos de PVC, etc.), práticas não voltadas para a condicionante de mesa e cadeiras como espaço para aprendizagem. As atividades foram voltadas a jogos de cooperação e atividades de registros com tintas e materiais variados, como papelão, madeira e canos, etc. A importância foi assegurar a espontaneidade para o desenvolvimento da criança já que interação troca de olhares, o carinho a socialização e as diversas sensações que ocorrem no espaço pode sim potencializar as vivências e o aprendizado, além de mostrar que arte expressão e movimento têm inúmeras maneiras de serem experiências que não só para jogos, brincadeiras, construção de brinquedos e trabalhinhos.Foi possível perceber que as brincadeiras e conversas mediam conhecimento e aguçam a curiosidade das crianças. Também aprendi que não é fácil trabalhar com tantas crianças ao mesmo tempo. Os profissionais que escolhem trabalhar com educação infantil além de serem qualificados devem gostar de conviver com as crianças, porque sua ação docente ira refletir diretamente nas suas relações com  comunidade, a família em um todo. As crianças aprendem através do espaço como diz, Gandini(1999) e não precisam ser ensinadas a fazer isso Kishimoto(2010) a criança brinca até com seu próprio corpo, Britto (2013) a música está presente em toda esta etapa do desenvolvimento infantil. As atividades sempre foram muito bem recebidas pelas crianças que participavam ativamente desenvolvendo habilidades motoras, espaciais, de diversificando linguagens

 

 


Palavras-chave


Palavras-chave : Arte, Movimento, Espontaneidade, Expressividade.

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