Última alteração: 2017-09-05
Resumo
O presente trabalho é o relato do projeto desenvolvido na EMEI Criança Feliz, Osório – RS, com crianças de um ano e meio a dois anos, no ano de 2017. Com práticas do currículo da Educação Infantil que buscam articular as experiências e saberes das crianças desenvolveu- se o projeto: “Promovendo o desenvolvimento Infantil por meio da ludicidade, buscando desenvolver as atividades com diversos materiais reutilizáveis. Temos como referência para este projeto a Ecopedagogia, cujo locus de mediação pedagógica, de acordo com Avanzi (2004), está na vida cotidiana, enfatizado nas interconexões entre os seres humanos, nos fenômenos naturais e sociais. A partir das observações de maneira geral realizadas na escola, percebemos a grande necessidade em trabalhar com as crianças do berçário, diversas brincadeiras que foram confeccionados com a diversidade de materiais. Nossos planos de aula foram desenvolvidos voltados para os eixos norteadores da educação que estão inseridos nos campos do conhecimento. Os recursos de materiais construídos e utilizados foram: bandejas de ovos bambolês, massa de modela caseira, tinta caseira, garrafas pets, bolinhas coloridas, diversas plantas e temperos verdes, caixote terra. Foram construídos e realizadas atividades como: circuito psicomotor de obstáculos com bambolês e cones; circuito com bandejas de ovos, brincadeiras com bola, brincadeiras com tinta, balões, jogo com argolas, brincadeira de carrinho feito com caixote de feira e etc. A exposição de um banner com as fotos das crianças e das atividades desenvolvidas, se encontra mural da escola para compartilhar com eles próprios e todos os segmentos da instituição. O Programa PIBID possibilitou-nos essas vivencias e experiências com as crianças, articulando praticas pedagógicas integradas à escola, às concepções teóricas universitárias, mediando conhecimentos e múltiplas aprendizagens.