Última alteração: 2017-09-05
Resumo
O presente trabalho faz parte do projeto de intervenção PIBID/UERGS, implementado na EMEI Criança Feliz no município de Osório/RS, na turma do Jardim A, abrangendo crianças de faixa etária entre quatro anos e cinco anos, período de transição para Ensino Fundamental, e desenvolvimento de aprendizagens significativas. Essas atividades consideramos importantes, uma vez que as crianças constroem conceitos de aprendizagens que serão aprimorados em estudos posteriores, e possibilitam à criança pequena o acesso ao conhecimento por diversas formas de linguagem. Temos como objetivo compreender o valor dos jogos e atividades lúdicas na educação infantil como subsídios eficazes para a construção do conhecimento, bem como possibilitar situações de jogos e brincadeiras que proporcionem às crianças a estimulação necessária para sua aprendizagem. Nas especificidades dessas atividades tivemos como eixos norteadores: promover a autonomia da criança, através da dança e música; ampliar experiências com jogos simbólicos e construção de jogos por elas mesmas; incentivar o faz de conta , a imaginação e expressão; estimular a oralidade através de dinâmicas; aprimorar a motricidade através de brincadeiras com movimentos; oferecer condições para que a brincadeira aconteça; despertar a curiosidade. Utilizamos como metodologia de práticas pedagógicas atividades lúdicas, como contação de histórias, teatro, pinturas e recortes, trabalho em equipe e individual, exercícios motores, canções, construção de jogos pedagógicos, construção de trabalhos artísticos, desenvolvendo a oralidade, interação em grupo, socialização, etc. São atividades que possibilitam ampliar a confiança, a criatividade, a curiosidade, desenvolvendo habilidades, possibilitando situações de aprendizagem e, ao incentivar a exploração, constroem a identidade e autonomia, partindo do espaço vivido e conhecimento de mundo para a representação. É nesse processo que surge a representação do espaço, conhecimento físico, conhecimento social. Desse modo, as atividades possibilitaram o desenvolvimento cognitivo que devem ser exploradas e ampliadas dentro de um contexto escolar, sem desvincular-se do cotidiano. As formas como as crianças vivenciam o mundo, constroem conhecimentos, expressam-se, interagem e manifestam desejos e curiosidades são referencias que vão em direção à ampliação de conhecimentos e saberes, de modo a promover igualdade de oportunidades educacionais às crianças e de perceberem-se sujeitos de construção de conhecimentos e múltiplas aprendizagens. E, por meio da brincadeira, a criança pode “tomar decisões, expressar sentimentos e valores, conhecer a si, aos outros e o mundo” (KISHIMOTO, 2010, p.01).