Sistema Eletrônico de Administração de Eventos - UERGS, 6º Seminário Institucional Pibid-Avaliação e processos inclusivos: potencialidades e experiências no Pibid Uergs

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BRINCAR , FAZER ACONTECER PARA APRENDER PROJETO DE INTERVENÇÃO PIBID/CAPES/UERGS SUBPROJETO PEDAGOGIA LITORAL NORTE
Jessica Tubino de FREITAS, Mariana de Souza LUPATO, Catiana Gafforelli ESPINDULA, Dolores SCHUSSLER

Última alteração: 2017-09-05

Resumo


O presente trabalho faz parte do projeto de intervenção PIBID/UERGS,  implementado na EMEI Criança Feliz no município de Osório/RS, na turma do Jardim A, abrangendo crianças de faixa etária entre quatro anos e cinco anos, período de transição para Ensino Fundamental, e desenvolvimento de aprendizagens significativas. Essas atividades consideramos importantes, uma vez que as crianças constroem conceitos de aprendizagens que serão aprimorados em estudos posteriores, e possibilitam  à criança pequena o acesso ao conhecimento por diversas formas de linguagem. Temos como objetivo compreender o valor dos jogos e atividades lúdicas na educação infantil como subsídios eficazes para a construção do conhecimento, bem como  possibilitar situações de jogos e brincadeiras que proporcionem às crianças a estimulação necessária para sua aprendizagem. Nas especificidades dessas atividades tivemos como eixos norteadores: promover a autonomia da criança, através da dança e música; ampliar experiências com jogos simbólicos  e construção de jogos por elas mesmas; incentivar o faz de conta ,  a imaginação  e expressão;  estimular a oralidade através de dinâmicas; aprimorar a motricidade através de brincadeiras com movimentos; oferecer condições para que a brincadeira aconteça; despertar a curiosidade. Utilizamos como metodologia de práticas pedagógicas atividades lúdicas, como contação de histórias, teatro, pinturas e recortes, trabalho em equipe e individual, exercícios motores, canções, construção de jogos pedagógicos, construção de trabalhos artísticos, desenvolvendo a oralidade, interação em grupo, socialização, etc. São atividades que possibilitam  ampliar a confiança, a criatividade, a curiosidade, desenvolvendo habilidades,  possibilitando situações de aprendizagem e, ao incentivar a exploração, constroem  a identidade e  autonomia,  partindo do espaço vivido e conhecimento de mundo para a representação. É nesse processo que surge a representação do espaço, conhecimento físico, conhecimento social. Desse modo, as atividades  possibilitaram o desenvolvimento cognitivo que  devem ser exploradas e ampliadas dentro de um contexto escolar,  sem desvincular-se do cotidiano. As formas como as crianças vivenciam o mundo, constroem conhecimentos, expressam-se, interagem e manifestam desejos e curiosidades são referencias  que vão em direção à ampliação de conhecimentos e saberes, de modo a promover igualdade de oportunidades educacionais às crianças  e de perceberem-se sujeitos de construção de conhecimentos e múltiplas aprendizagens. E, por meio da brincadeira, a criança pode “tomar decisões, expressar sentimentos e valores, conhecer a si, aos outros e o mundo” (KISHIMOTO, 2010, p.01).


Palavras-chave


PIBID; Educação Infantil, aprendizagens lúdicas

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