Última alteração: 2017-09-05
Resumo
O presente projeto foi desenvolvido a partir de nossa inserção no âmbito da escola, enquanto bolsistas de Iniciação à Docência (ID), do programa Institucional de bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) da CAPES /MEC. Nosso objetivo foi desenvolver atividades de estratégias pedagógicas que abrangem o a ludicidade, proporcionando maior liberdade de criar e recriar através da arte e expressão. As especificidades foram: contribuir com brincadeiras, jogos e atividades que são importantes elementos da cultura; oportunizar aprendizagens através do lúdico, da arte como elementos que integram a sua formação; possibilitar formas de pensar e de ver o mundo respeitando e valorizando as regras básicas de convívio social e interação; utilizar métodos lúdicos onde eles possam mostrar suas habilidades e conhecimentos com desenhos, pinturas, literatura e músicas, adquirindo entre eles noção de espaço; desenvolver atividades onde os alunos possam adquirir controle corporal, habilidades motoras e comunicação e expressão; executar atividades práticas onde os alunos possam mostrar seu desempenho de força, resistência, flexibilidade, agilidade e velocidade estimular a concentração, a imaginação e a percepção. Os recursos de materiais construídos e utilizados foram: tenda confeccionada com tnt, bambolês, tapetes de tnt, massa de modelar, fotografias das atividades desenvolvidas e dos colegas, folhas de ofício, pincéis, rolinho de pintura e tinta guache, cds e pen drive com músicas infantis, imagens de histórias com imãs ,quadro magnético, figuras coloridas impressas, papel panamá, Isopor para carimbos, feltro e tecido, fita adesiva, livros de histórias infantis, brinquedos da pracinha, skate, tinta para rosto, fantasias, brinquedos pedagógicos, dado com figuras de animais, argolas confeccionadas com fio e mangueira de aquário, garrafas pets com números em EVA, bolinhas coloridas, sementes de feijão, terra, garrafa pets, água, saquinhos de areia, música banner com fotografias, papel cartaz para colagem da história jornais e revistas. Foram construídos e realizadas atividades como: varais para hora do conto, placas magnéticas do imãs, plantando feijões em garrafas pets, pintando com carimbos, brincando com garrafas numeradas, conhecendo as cores, teatro com aventais personalizados com os personagens; teatro tapete mágico representativo de acordo com as histórias; hora de leitura, com autonomia para folhear e conhecer novos personagens; visitas à brinquedoteca, hora da pracinha; circuito de obstáculos com bambolês e cones; construção de uma tenda etc. Hoje visualizamos a teoria com a docência, graças a esta experiência, a todo movimento realizado pelas crianças vislumbramos os teóricos (Piaget, Vygotsky, Freire, Montessori), a cultura de pares, a interação, o brincar, o jogo e as brincadeiras que ganham sentido e a nós acadêmicas participar como mediadoras e facilitadoras dessa construção. Não é um projeto que se encerra por aqui, muitos ainda são os desafios de iniciação à docência, mas com certeza, sem o programa Pibid, não estaríamos compartilhando essas reflexões e reorientando nossas praticas, nossos métodos de ensino e aprendizagem.