Última alteração: 2017-09-05
Resumo
O presente resumo apresenta a Oficina Infanto-Juvenil de Teclado que tem como público-alvo alunos da Escola Municipal de Ensino Fundamental Cinco de Maio, situada na cidade de Montenegro-RS. Esse projeto faz parte do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação a Docência (PIBID), na unidade de Montenegro, da Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (UERGS). O objetivo da oficina é introduzir a música usando como meio o instrumento musical, visando tanto à exploração de sons, quanto a apreciação, a composição e a execução. A metodologia utilizada é a pesquisa-ação e a abordagem é qualitativa. A pesquisa-ação, genericamente, é um processo que segue um ciclo no qual busca-se o aprimoramento através do aprimoramento da prática por meio da ação e investigação desta mesma prática. Já a abordagem qualitativa diz respeito a dados que não podem ser mensurados numericamente, tratando-se de significados, aspirações, motivos, crenças, valores e atitudes. A oficina contém seis alunos, sendo que as aulas ocorrem em duplas, e cada aula ocorre em um período semanal de cinquenta minutos, no contraturno. Nas aulas são trabalhados exercícios para a destreza das mãos, construção de repertório, como lidar com o instrumento. Também ensina-se como trocar os timbres e com o inserir diferentes playbacks no teclado. Além disso, também é realizada uma atividade semanal de um período com uma turma durante o horário normal de aula. Nessas atividades trabalha-se, principalmente, com atividades pedagógico-musicais lúdicas. Já as atividades com a turma no período normal de aula têm os mesmos objetivos, mas sem o uso do instrumento. Além disso, a aula é feita de maneira muito mais coletiva, pois a turma é muito maior. A justificativa para a realização desta oficina fundamenta-se na importância da introdução da música na vida das crianças como, além disso, o aperfeiçoamento e a prática de acadêmicos que cursam algum curso de licenciatura em um ambiente real como as escolas públicas, que serão os seus futuros locais de trabalho. Geram-se, assim professores com maior capacitação, além de fazer intervenções positivas nas escolas.