Sistema Eletrônico de Administração de Eventos - UERGS, 6º Seminário Institucional Pibid-Avaliação e processos inclusivos: potencialidades e experiências no Pibid Uergs

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Recreação no Resgate de Valores
Maria Madalena Lourenço, Emilly Vasconcellos Lima, Percila Silveira Almeida, Rita Cristine Basso, Iane Matos oliveira

Última alteração: 2017-09-05

Resumo


Pensando em possibilitar aos alunos da Escola Municipal de Ensino Fundamental Ernestina Amaral Langsch momentos que não são os usualmente praticados, nós bolsistas do programa de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) elaboramos, o projeto de recreação no resgate de valores, com o objetivo de levar diversas atividades para serem realizadas com os alunos da pré-escola e segundo ano. Entendemos que este pode ser um momento de aprendizagem, onde novas significações estão sendo constantemente construídas e que por isso é um momento singular da cultura escolar devendo ser valorizado e qualificado. A recreação no resgate de valores proporciona aos alunos momentos lúdicos, fazendo com que criem relações agradáveis entre eles. As atividades as quais preparamos tem os seguintes objetivos: facilitar o crescimento corporal, desenvolver o lúdico, a coordenação percepto - motora, aumentar a resistência física, promover valores sócio morais que favorecem a lealdade, liderança, respeito e colaboração com o outro. As brincadeiras fazem parte do mundo infantil, pois representam a expressão do desenvolvimento físico, intelectual e social da criança. Além de contribuir para um melhor aprendizado das disciplinas escolares e estimular o desenvolvimento das capacidades físicas naturais, através do movimento. O projeto está amparado no campo da pesquisa qualitativa do tipo Participante. As atividades são realizadas uma vez por semana com cada turma durante 4 horas, e logo após são realizadas reuniões de avaliação das atividades realizadas, no intuito de podermos refletir sobre o que foi bom e o que se precisa melhorar. A ludicidade na educação possibilita situações de aprendizagem que contribuem para o desenvolvimento integral da criança. A recreação é um fenômeno cultural, uma vez que se constitui num conjunto de conhecimentos, sentidos e significados construídos pelos sujeitos nos contextos históricos e sociais em que se inserem. Desse modo, os alunos têm a oportunidade desenvolver respeito tanto com o espaço físico da escola, como com os colegas e professores e ainda com os materiais disponibilizados para as atividades recreativas. As atividades de recreação tornam-se um meio para que as crianças aceitem a diversidade, respeitem outras crianças e seus espaços, tornem-se solidárias, podendo socializar-se, a seguir regras e a exercitar suas habilidades. Portanto, os resultados preliminares apontam que as práticas lúdicas e recreativas são uma forma divertida de trabalhar com as crianças, chamando a atenção dos tais e promovendo um momento de aprendizagem socializando-se com o meio. Afinal, educar é preparar para a vida.


Palavras-chave


Recreação, valores, brincar

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