Sistema Eletrônico de Administração de Eventos - UERGS, 6º Seminário Institucional Pibid-Avaliação e processos inclusivos: potencialidades e experiências no Pibid Uergs

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A PRÁTICA DE CONJUNTO INSTRUMENTAL EM SALAS DE AULA DO ENSINO FUNDAMENTAL
Giácomo de Carli da Silva, Juliane Inês Neis, Cristina Rolim Wolffenbüttel

Última alteração: 2017-09-04

Resumo


PIBIDO presente relato de experiência trás as contribuições de um trabalho voltado para a prática de conjunto instrumental em salas de aula do ensino fundamental da Escola Municipal de Ensino Fundamental Cinco de Maio, situada em região periférica da cidade gaúcha de Montenegro. O mesmo é vinculado ao Subprojeto Música, do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência da Universidade Estadual do Rio Grande do Sul. Balizado pela prática musical saudável, o trabalho busca ensinar aos alunos que dele usufruem conhecimentos musicais como teoria musical tradicional, através da prática coletiva de diferentes instrumentos musicais, dentre eles, instrumentos de sopro, percussão, harmonia e o canto. Para tanto, arranjos simplificados de partituras de peças musicais tradicionais, em alguns momentos, trabalhados através da leitura musical alternativa, vêm sendo ensinados para facilitar o aprendizado das notas musicais, quais suas localizações no instrumento musical, além de como executá-las na obra musical que está sendo estudada. O folclore musical trazido por um desenho infantil famoso, denominado “A Galinha Pintadinha”, é uma ferramenta possível de trabalho com a prática musical, uma vez que se trata do gosto musical e do lazer dos próprios alunos. Na turma mais nova que se trabalhou, a turma do 1º ano, o jogo musical que utiliza copos, “Escravos de Jô”, trabalhado inicialmente com a canção original, também foi trazido para balizar a prática de uma outra canção folclórica, denominada “Tumbalacatumba”, trazida por meio do desenho infantil, onde foi utilizado na maioria dos encontros, instrumentos de percussão e canto. Nas demais turmas, de 6º e 8º ano, a prática musical com instrumentos diversos foi e está sendo trabalhada com peças musicais, como o tema principal da “Sinfonia nº 9, em Ré Menor, Opus 125”, também conhecida como “Coral”, de Ludwig van Beethoven, além da canção folclórica “Pastorzinho”. Nessas turmas, a melodia e o ritmo foram desenvolvidos pelos próprios alunos utilizando os instrumento teclado eletrônico, escaleta, violão, baquetas feitas de palito de churrasquinho, conga, surdo, flauta doce e bumbo. A junção do saber musical prático, alternativo, tradicional e folclórico, está se mostrando muito eficaz no que diz respeito à pulsação e ao ritmo, bem como conhecimentos sobre as peças musicais estudadas por parte dos alunos.


Palavras-chave


Educação Musical; Prática de Conjunto Instrumental; Música na Sala de Aula.

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