Sistema Eletrônico de Administração de Eventos - UERGS, 6º Seminário Institucional Pibid-Avaliação e processos inclusivos: potencialidades e experiências no Pibid Uergs

Tamanho da fonte: 
PROJETO PIBID/UERGS: “PEQUENOS PESADORES” NO 5º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL DE NOVE ANOS/EMEF MAJOR ANTONIO DE ALENCAR/OSÓRIO/RS
Layne Gorgia Ribas AMADO, Jucimara Raupp da Rosa CHAVES, Dolores SCHUSSLER

Última alteração: 2017-09-05

Resumo


O presente  projeto, busca introduzir no âmbito do 5º ano do Ensino Fundamental de Nove Anos,  atividades de intervenção que integram o  Programa de Iniciação à Docência-PIBID/CAPES/UERGS. São atividades pedagógicas  de sociologia e filosofia a fim de desenvolver  de modo lúdico, o senso crítico e social com 20 alunos.  Propõe  debates de questões socioculturais, ambientais, éticas e políticas. Organização de debates filosóficos, questões sociais: pré-adolescência, família, amizade, respeito, solidariedade, sentimentos, ecologia, costumes e hábitos, direito e deveres, moradia, violência, identidade pessoal e sexualidade. Tem como enfoque instigar os alunos ao pensamento, à reflexão e argumentação, capacidade de leitura,  análise, compreensão, interpretação,  estabelecendo debates do cotidiano, com trabalhos em grupo e individuais, através de poesias, como forma de liberdade artística e expressiva; dinâmicas de auto estima; chás literários, com o intuito dos próprios alunos recitarem suas poesias e organizar seus grupos de debates, teatros com o fim de estabelecer expressão corporal e aflorar o pensamento crítico, confecção de jornais sobre fatos conhecidos da coletividade, questionar os interesses que norteiam a produção da informação dos  meios de comunicação, etc. O conteúdo desenvolvido nas atividades tem como embasamento Gardner múltiplas inteligências na prática escolar (1999), Piaget (2010). Vygotsky (2010) Tenho utilizado para os meus resumos de introdução a filosofia e sociologia as obras de: Iniciação a filosofia (2012).;  Tempos modernos, Tempos de Sociologia (2010). As dificuldades encontradas  foram  referentes a realização de algumas atividades, talvez por ser uma vez por semana os mesmos acreditam “que não vale nota”. Os impactos no âmbito escolar são visíveis, na medida que observamos  a valorização e   respeito com colegas e professores da instituição, elevação da autoestima e senso critico, demonstrando interesses e envolvimento com as questões sociais e filosóficas,  melhora na escrita e na expressão corporal e artística.


Palavras-chave


: PIBID, Sociologia, Filosofia, Ensino Fundamental de Nove Anos.

Um cadastro no sistema é obrigatório para visualizar os documentos. Clique aqui para criar um cadastro.