Sistema Eletrônico de Administração de Eventos - UERGS, 6º Seminário Institucional Pibid-Avaliação e processos inclusivos: potencialidades e experiências no Pibid Uergs

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EDUCAR, ENSINAR OS ENCANTOS QUE AS DIFERENÇAS PODEM NOS PROPORCIONAR: ANÁLISE DAS INTERVENÇÕES PEDAGÓGICAS REALIZADAS PELO PIBID
PAULA REGINA DO NASCIMENTO AZEVEDO, ANNA LAURA KERKHOFF CRISTOFARI, EDILMA MACHADO LIMA, ROCHELE DA SILVA SANTAIANA

Última alteração: 2017-09-05

Resumo


O trabalho aqui apresentado evidência a importância da cultura africana e afro-brasileira para o entendimento das noções de raça e identidade cultural. O trabalho partilha de uma proposta de uma educação sem discriminação desde os primeiros anos escolares, para isso o investimento num projeto de intervenção pedagógica via Programa de Bolsas de Iniciação a Docência, o PIBID, numa escola pública municipal. Evidenciamos e justificamos a importância deste tema ser abordado por meio da literatura infantil, pois o ato de leitura significa aprender a ler o mundo, dar significado ao cotidiano. Objetivamos procurar mostrar que ler é refletir, pensar, comentar, trocar opiniões, portanto se torna uma forma lúdica e enriquecedora de discutir com os alunos. desenvolvendo de forma teatral a expressão corporal e auto-estima para um bom desempenho escolar. Embora seja respaldada por lei a obrigatoriedade da história da África e de seus descendentes que é a lei a n° 10639 a mesma diz que nos estabelecimento de ensino fundamental e médio ainda encontra-se uma temática pouco abordada. A escola é um ambiente privilegiado para iniciar o processo de conhecimento da diversidade cultural brasileira e promoção de respeito a todas as diferenças de correntes desta pluralidade, uma vez que é um espaço onde convivem crianças de várias etnias. Metodologicamente organizamos o trabalho procurando literaturas infantis que enfatizam a extrema importância como o combate ao racismo, a promoção da convivência e do respeito, a cultura afro-brasileira e o respeito. A partir do uso da literatura infantil trabalhamos as questões da cultura africana/afro-brasileira, com os alunos, a fim de trazer resultados positivos de produzir conhecimentos sobre as diferenças e conhecimento a história do povo Africano. Procuramos no relato de uma atividade desenvolvida no PIBID, por meio do livro infantil, “Menina bonita do laço de fita” de Ana Maria Machado abordar de forma lúdica com as crianças as questões raciais. A escolha da história foi uma estratégia pedagógica que encontramos para que os alunos pudessem pensar e perceber o outro com respeito as diferenças.


Palavras-chave


Literatura; Ludicidade; Diversidade .

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