Sistema Eletrônico de Administração de Eventos - UERGS, 6º Seminário Institucional Pibid-Avaliação e processos inclusivos: potencialidades e experiências no Pibid Uergs

Tamanho da fonte: 
Os desafios de ser professor na contemporaneidade
Elidiane Fogliatto Moreira, Daiane Hochmuller da Silva Reck, Daiane Germano Dias, Margareth Lutz, Maria da Graça Prediger Da Pieve

Última alteração: 2017-09-04

Resumo


A presente pesquisa “Os desafios de ser professor na contemporaneidade” está vinculada ao Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência - Pibid, da Universidade Estadual do Rio Grande do Sul, em Cruz Alta/RS. Tem por objetivo geral refletir sobre a educação, a escola e a docência nos tempos atuais, mostrando a emergência de múltiplos paradigmas, pois muitas vezes dizemos que os alunos de hoje não são mais como os de antigamente, é claro que não são, pois muita coisa mudou. Então a importância de observarmos a realidade e mudar a tradicional maneira de dar aula e atrair nossos alunos para sala de aula. Mas como, se o mundo lá fora lhe traz várias possibilidades e informações? Para tanto, a metodologia da pesquisa é de cunho qualitativo e seu delineamento consiste em experiências pessoais e na pesquisa bibliográfica. Buscar-se-á na literatura os fundamentos teóricos para compreensão do tema encontrados em Mário Sérgio Cortella (2014), Antonio Nóvoa (2009), Selma Garrido Pimenta (2011), José Carlos Libâneo (2010) e artigos científicos pesquisados em sites recomendados. A pesquisa encontra-se em desenvolvimento e apresenta como resultados parciais a constatação de que o educar tornou-se um ofício cada vez mais exigente e de demasiada responsabilidade, no entanto, para isso é necessário ter equilíbrio e coerência, deve-se desenvolver métodos pedagógicos adaptados e ter perspectivas em relação aos implicados no processo. Os alunos, não estão muito focados em se concentrar em aula, sendo que a maior necessidade é que o professor lhe dê atenção e, em consequência destas mudanças, o docente não sabe lidar muito bem com essa nova condição que lhe é imposta, o que lhes causa uma frustração muito grande, pois vão para a escola com um determinado foco e lá não conseguem aplicar o que seria planejado para seus alunos, ocasionando insatisfação, tendo que buscar soluções imediatas que se encaixem no perfil de sua turma. O tornar-se professor atualmente não é fácil, afinal não basta conhecer os conteúdos, é necessário ter coragem para planejar aulas diferentes e atrativas nas quais sua figura seja mais a de um orientador do que de um especialista. Porém, Nóvoa (2009) ressalta que os professores, até então esquecidos e desvalorizados, reaparecem na contemporaneidade como elementos insubstituíveis, não só na promoção das aprendizagens, mas também na construção de processos de inclusão que respondam aos desafios da diversidade e no desenvolvimento de métodos apropriados de utilização das novas tecnologias. Como início de uma conclusão, já que estamos em novos tempos, temos que ter novas atitudes, a escola deve ser um lugar sério, mas alegre, onde todos se sintam bem e consigam realmente aprender. O professor tem de estar em constante atualização, criar mobilidade mental nos alunos, fazer com que reflitam, participem dos conteúdos e tenham vontade de aprender a partir de desafios e propostas que são apresentadas a eles. A pesquisa terá continuidade.


Palavras-chave


Escola. Docência. Contemporaneidade

Um cadastro no sistema é obrigatório para visualizar os documentos. Clique aqui para criar um cadastro.