Sistema Eletrônico de Administração de Eventos - UERGS, 6º Seminário Institucional Pibid-Avaliação e processos inclusivos: potencialidades e experiências no Pibid Uergs

Tamanho da fonte: 
A Rotina na Educação Infantil – Turno Integral
Ivete Kunzler Silveira, Valdirene Barcelos dos Santos, Rosemari Silva da Veiga, Percila Silveira de Almeida, Rita Cristine Basso Soares Severo

Última alteração: 2017-09-05

Resumo


O resumo propõe apresentar o projeto desenvolvido pelas acadêmicas do PIBID no ano de 2016, na Escola Municipal de Educação Infantil Elíria Cerutti Perim, situada no município de São Luiz Gonzaga-RS. O projeto apresentou o seguinte título: “A Rotina na Educação Infantil – Turno Integral”, e como objetivo, apresentar para os familiares a rotina das crianças que frequentavam a escola de Educação Infantil de turno integral, para que eles compreendessem a importância da organização, do cotidiano da escola, de modo a auxiliar e conhecer a rotina das crianças, respeitando horários e regras, assim contribuindo para o desenvolvimento integral dos alunos. Conhecer a rotina escolar é uma alternativa para a aproximação família-escola, uma vez que muitos responsáveis trabalham e frequentam pouco a escola, desta maneira trabalhamos juntos com o propósito de alcançar uma educação de qualidade. Buscou-se salientar também a importância dos pais e professores no processo de construção social, motora e cognitiva, indo muito além das atividades desenvolvidas. A metodologia utilizada consitui-se na abordagem de cunho qualitativo e participante. As ferramentas metodológicas utilizadas foram gravações, filmagens e fotografias, desde a chegada das crianças na escola até a sua saída, agregamos diversão, ensino e cultura, trabalhamos de forma eficaz e única. Esse projeto tornou-se uma ferramenta de acesso aos responsáveis, cuja finalidade foi o conhecimento da proposta pedagógica escolar. Trabalhamos com as crianças de maneira responsável e comprometida, fazendo valer o princípio da dignidade, possibilitando a formação de cidadãos independentes e responsáveis, desde a primeira etapa da educação básica. O projeto apresenta resultados que apontam a relevância de compreender a importância da afetividade em todas as atividades trabalhadas no ambiente escolar, pois quando há um bom vínculo afetivo nas relações humanas fica mais fácil aceitar a opinião do outro e desta forma conseguimos desenvolver um bom trabalho. Esse projeto é uma ótima ferramenta de acesso à cultura que tornou diferente o aprendizado das crianças e até mesmo das acadêmicas do Pibid/Uergs. Percebe-se que seguir uma rotina é fundamental para a organização das atividades diárias da instituição e para o desenvolvimento da criança, possibilitando segurança e autonomia, salientando que esta rotina não é rígida e inflexível.


Palavras-chave


Afetividade. Rotina. Turno Integral

Um cadastro no sistema é obrigatório para visualizar os documentos. Clique aqui para criar um cadastro.