Sistema Eletrônico de Administração de Eventos - UERGS, 6º Seminário Institucional Pibid-Avaliação e processos inclusivos: potencialidades e experiências no Pibid Uergs

Tamanho da fonte: 
TRABALHANDO A AUTONOMIA EM UMA TURMA DO PRIMEIRO ANO A PARTIR DO PIBID
Patrícia do Amaral Guerreiro, Nara Mello Ferraz, Maria da Graça Pieve

Última alteração: 2017-09-05

Resumo


Patrícia do Amaral GUERREIRO1; Nara Mello FERRAZ2; Maria da Graça PIEVE³.

 

1. Bolsista do Programa Institucional de Bolsas de iniciação à docência (PIBID), acadêmica do Curso de Pedagogia da Universidade Estadual do Rio Grande do Sul – (UERGS), Unidade em Cruz Alta; 2.Bolsista do Pibid, acadêmica do Curso de Pedagogia da UERGS, Unidade em Cruz Alta; ³ Professora orientadora - Uergs, unidade em Cruz Alta.

 

E-mails: pati_guerreiro@hotmail.com, naramellof@hotmail.com, maria-pieve@hotmail.com

 

Sabendo que a autonomia é algo a ser trabalhado desde cedo com as crianças, para que as mesmas não cheguem numa idade mais avançada e sintam dificuldades em certas atividades do contexto de sua vida, atribuímos a este projeto a proposta de se trabalhar com uma turma de primeiro ano, inicialmente, o saber amarrar seus tênis, pois, neste momento é onde eles dependem muito disso, e na maioria das vezes, sobrecarregam o coleguinha que já tem esse aprendizado. Devido às vivências que se mostraram dentro do Pibid (Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência), foi notável a precisão de ensinar várias turmas como amarrar. Para isto, será entregue um molde de tênis para cada criança em um papelão e um pedaço de cordão. Cada uma irá aprender dentro da turma e praticar em seu próprio tênis. Além disso, objetiva-se juntamente nesse projeto, incentivar a autonomia desde cedo na vida das crianças em vivências da sua rotina, oportunizando situações de colocar o canudo na caixinha de suco, conseguindo abrir pacotes de lanches, comidas, dentre outras tarefas. Portanto, também é indispensável levar em consideração a realidade cultural da criança, procurando e esperando com isso, criar uma atmosfera de aprendizagem mais facilitada e incentivando o amadurecimento das crianças e a sua confiança em si mesma para realizar tarefas que fazem parte de seu cotidiano. O conceito de autonomia enquanto objetivo a ser alcançado pela escola,  encontramos nos Referenciais Curriculares Nacionais para a Educação Infantil (BRASIL, 1998), entendida como a capacidade de se conduzir e tomar decisões por si próprio, considerando as crianças capazes e competentes para a construção habilidades e conhecimentos, inicialmente no plano das ações concretas, para mais tarde, fazê-lo no plano dos valores e da moral.


Palavras-chave


Autonomia. Amadurecimento. Aprendizagem. Criança.

Um cadastro no sistema é obrigatório para visualizar os documentos. Clique aqui para criar um cadastro.