Sistema Eletrônico de Administração de Eventos - UERGS, 6º Seminário Institucional Pibid-Avaliação e processos inclusivos: potencialidades e experiências no Pibid Uergs

Tamanho da fonte: 
LINGUAGEM E EXPRESSÃO DE FRIDA KAHLO NA SALA DE AULA
Rodrigo Amarante, Jucélia Rodrigues Ferreira, Sandra Maria Cezar Caino, Tatiana Luiza Rech

Última alteração: 2017-09-07

Resumo


O presente trabalho traz o relato de uma experiência realizada por alunos vinculados ao Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) realizado no segundo semestre de 2016, em uma turma de 3º ano do Ensino Fundamental, em uma escola na cidade de Cruz Alta/RS. A iniciativa contemplou a vida e a obra de Frida Kahlo, apresentada como uma artista que contestou as concepções já estabelecidas e que, mesmo apesar de seus sofrimentos físicos, expressou sua arte pintando momentos tristes e felizes. Este trabalho teve por objetivo mostrar que se pode construir um novo exercício em sala de aula, aonde a leitura da linguagem e da expressão da arte vem ao encontro dos ideais propostos pela artista. No exercício com os alunos, foi possível proporcionar diferentes aventuras onde cada estudante teve a chance de expressar suas formas de ver o mundo. A dinâmica de realização das atividades foi ministrada através da contação da história “Frida Kahlo, para meninas e meninos”, seguida de uma exibição das obras da artista que retratou suas expressões e autorretratos. Após, os alunos produziram seus autorretratos com tintas, carvão, papelão e outros diversos materiais que foram oferecidos, dando a oportunidade para cada um escolher o material que fosse de sua preferência para a construção de suas obras. Os alunos tiveram acesso ao material do Projeto “Todos podem ser Frida” e, também, foi oportunizado que os mesmos se caracterizassem de Frida Kahlo. Através desta prática realizamos uma sessão de fotos e, por fim, uma exposição das obras produzidas pelos alunos. A linguagem e expressão de Frida Kahlo evidenciam o princípio do ser de Frida: forte e intensa, desconstrói algumas das concepções e padrões estéticos e de comportamento. A partir dos estudos sobre a artista, conseguimos motivar as crianças para uma leitura da arte além de sua expressão artística, proporcionando uma visão ampla do contexto de sua produção, explorando conceitos de respeito e de beleza que existem em todas as diferenças.


Palavras-chave


Frida Kahlo. Arte. Autorretrato. Expressão.

Um cadastro no sistema é obrigatório para visualizar os documentos. Clique aqui para criar um cadastro.