Sistema Eletrônico de Administração de Eventos - UERGS, 6º Seminário Institucional Pibid-Avaliação e processos inclusivos: potencialidades e experiências no Pibid Uergs

Tamanho da fonte: 
TEATRO E FUTEBOL JUNTO DÁ NO QUE ?
Rodrigo Santos Reis, Carlos Roberto Mödinger, Marli Susana Carrard Sitta

Última alteração: 2017-09-05

Resumo


A espetacularização, ídolos criados, marcas de produtos enaltecidas. O futebol com o principal objetivo: Incentivar o consumo. O jogo/esporte/ritual perdeu seu espaço sagrado como potência criadora, a emoção está friamente calculada. As grandes empresas dominam os corpos, tolhem a vida que pulsa com bola que rola na grama, grama que não brota do chão, homens e mulheres objetificados como heróis pão e circo do estado de governo atual. Essa é a minha análise e opinião do futebol televisivo. Contudo, ainda há resistência. Cada bola suja de terra, cada chinelo marcando a goleira, cada gesto teatral que atravessa uma falta e o grito sincero de gol dos alunos da Escola Esperança em Montenegro (RS), cuja jogam futebol no campinho da escola, sem se importarem com o chão embarrado, mesmo que isso signifique levar uma tunda da mãe em casa. Isso me fez afetar-me como aprendiz de Professor/Artista, um estado físico que sempre desejamos ao longo de uma carreira. “Inspiração”. O projeto Teatro e futebol junto dá no que? Busca resgatar a prática esportiva mais comum no Brasil, enaltecendo o caráter lúdico do jogo que está presente no corpo/memória de cada aluno das turmas do terceiro e quarto ano da escola, cuja projeto PIBID/TEATRO atuará, durante as manhãs de terça nos meses de Junho a Dezembro de 2017. O campinho da escola servirá de palco para o futebol, reconhecendo o jogo como forma significante para os jogadores, captando o valor e o significado de certos movimentos e imagens corporais como alavancas para improvisar pequenas cenas, com dramaticidade e potência para o exercício de criação artística teatral. O objetivo principal é o de identificar e explorar materiais cênicos através de jogos que misturam futebol e teatro, descobertos e desenvolvidos ao longo do projeto. Ampliando assim a aprendizagem não lateral do teatro, e sim como correlacionar essa área do conhecimento com a nossa vida, nossa prática e nossos anseios. A metodologia busca mudanças frequentes de interação entre ator/espectador/jogador, levando os participantes a revelarem novos sintomas de experiência. Em teatro educação o aluno é criador e criatura, ele se faz presente e age como semente que reverbera no solo (palco/campinho), que se transforma na extensão do próprio corpo. A responsabilidade do teatro está no que nenhum livro pode transmitir, no que nenhum filósofo pode verdadeiramente explicar, mas pode ser alcançado pela arte. Traduzir o indizível é um de seus papéis. (BROOK, 2015). O intuito é não limitar o futebol apenas à realidade do teatro, mas explorar os seus recursos para que o aluno se perceba como um sujeito capaz de criar e transformar.


Palavras-chave


Teatro. Jogo. Criação. Escola. Futebol

Um cadastro no sistema é obrigatório para visualizar os documentos. Clique aqui para criar um cadastro.