Sistema Eletrônico de Administração de Eventos - UERGS, 6º Seminário Institucional Pibid-Avaliação e processos inclusivos: potencialidades e experiências no Pibid Uergs

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A CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE ATRAVÉS DE PRÁTICAS SIGNIFICATIVAS
Pamela Sostizzo Camargo, Jaison Marques Luiz, Viviane Camozzato, Tânia Toffoli

Última alteração: 2017-09-05

Resumo


O presente trabalho visa mostrar uma das atividades relacionadas ao preconceito racial, tema este discutido dentro do projeto “A Construção das Diversas Identidades na Infância através do letramento digital”, trabalhado com a turma de 3º ano de uma Escola Estadual que atende anos iniciais, finais e EJA, localizada na cidade de Bagé. Uma das propostas escolhidas para serem debatidas dentro do nosso projeto foi o racismo, presente ainda em nossa sociedade, em particular nessa comunidade escolar, onde os alunos relatam ver e ouvir cotidianamente atitudes de descriminação com eles e/ou seus colegas e familiares. Então, tornou-se relevante debatermos esta temática ao ouvirmos o relato de uma aluna que sofreu racismo dentro da sala de aula e, através desse gatilho, observamos que esse tema não tinha sido esclarecido de forma objetiva e conscientizadora.  Propusemos a atividade com o objetivo de tencionar as questões raciais, as culturas e identidades. Tínhamos o intuito de inserir temas transversais, transformando os métodos de educação e desconstruindo as verdades absolutas existentes. A realização deu-se com o desenvolvimento de um roteiro, para que fosse aplicado com os alunos da turma. Convidamos uma colega negra para auxiliar na aplicação deste. Com isso, foram realizados vídeos, baseados no documentário "Ninguém nasce racista", produzido e apresentado no programa “Criança Esperança”, nos quais os alunos recebiam o desafio de falar/interpretar um roteiro extremamente racista, diante da nossa colega negra convidada. Esses comentários os fizeram sentir a posição de uma pessoa preconceituosa, bem como a posição da pessoa descriminada. Dessa forma, percebemos que os alunos sentiram-se desconfortáveis em falar tais frases. Assim como eles, nós também nos sentimos desterritorializados, por mexermos com a terra firme dos alunos, a qual percebemos que eles ainda não haviam tocado.  Acreditamos que, através de ações como essas, desconstruiremos muitos paradigmas discriminatórios impostos pela sociedade, pois os alunos confrontam-se diariamente com os preconceitos existentes nesta.


Palavras-chave


Racismo, Identidade, Desconstrução, Igualdade.

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