Sistema Eletrônico de Administração de Eventos - UERGS, 6º Seminário Institucional Pibid-Avaliação e processos inclusivos: potencialidades e experiências no Pibid Uergs

Tamanho da fonte: 
ADRIANA VAREJÃO: ARTE CONTEMPORÂNEA VIVENCIADA NA ESCOLA
Jucélia Rodrigues Ferreira, Rodrigo Amarante, Tatiana Luiza Rech

Última alteração: 2017-09-05

Resumo


Este Projeto foi oportunizado aos alunos do 5º ano do Ensino Fundamental de uma escola da cidade de Cruz Alta/RS, no segundo semestre de 2016, a partir de um trabalho proposto na UERGS, unidade em Cruz Alta com alunos do 4º semestre do Curso de Pedagogia. A iniciativa surgiu com o desafio de pesquisar a vida e a obra da artista Adriana Varejão, com o objetivo inicial de conhecer sua linha de criação na arte contemporânea. Adriana Varejão artista de renome no âmbito nacional e internacional, em suas produções destaca dois vieses de criação: apresenta obras a partir de “azulejos”, ao mesmo tempo em que simula vísceras e carne humana. Suas obras viscerais tem grande impacto por demonstrarem peles rasgadas e interiores à mostra. A atividade proposta para a turma do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) partiu de indagações as quais, posteriormente, se tornaram uma pesquisa realizada no laboratório de informática sobre: “O que é Arte? Quais artistas os alunos conhecem? O que faz um artista? De que forma podemos produzir Arte?”. Esta pesquisa contribuiu para familiarizar os alunos sobre o tema a ser trabalhado. Dando continuidade, apresentamos a artista e os alunos visualizaram imagens digitais de suas obras e trocaram opiniões sobre as mesmas. Após, propomos uma releitura tátil da obra de Varejão, onde os alunos tiveram seus olhos vendados para a prática. Em uma bandeja foram colocados balões com enchimento de materiais diversos dando a impressão de vísceras, bem como a utilização de um suco modificado tornando este líquido mais viscoso envolvendo as vísceras. Os alunos tocaram nas vísceras demonstrando receio e ansiedade, pois não tinham ideia do que estavam a tocar, o que gerou relatos interessantes, por parte dos mesmos, que avaliaram a experiência como algo que causou angústia e medo. Após esta vivência, os alunos tiraram a venda e se depararam com os balões, o que causou uma grande surpresa, pois não imaginavam que ali teriam balões com diferentes formatos e texturas. A partir desta atividade sobre a artista, os alunos conseguiram vivenciar de maneira diferenciada, que existem vários modos de apreciar uma obra de arte e que mesmo não enxergando podemos sentir e experimentar novas possibilidades artísticas.


Palavras-chave


Adriana Varejão. Arte contemporânea. Vísceras.

Um cadastro no sistema é obrigatório para visualizar os documentos. Clique aqui para criar um cadastro.