Sistema Eletrônico de Administração de Eventos - UERGS, 6º Seminário Institucional Pibid-Avaliação e processos inclusivos: potencialidades e experiências no Pibid Uergs

Tamanho da fonte: 
A MATEMÁTICA A PARTIR DA LITERATURA INFANTIL
Patrícia do Amaral Guerreiro Pinheiro, Juliana de Oliveira Pereira, Helenara Machado de Souza

Última alteração: 2017-09-05

Resumo


Patrícia do Amaral GUERREIRO1; Juliana de Oliveira PEREIRA2; Helenara Machado de SOUZA.

 

1. Bolsista do Programa Institucional de Bolsas de iniciação à docência (PIBID), acadêmica do Curso de Pedagogia da UERGS, Unidade em Cruz Alta; 2.Bolsista do Pibid, acadêmica do Curso de Pedagogia da UERGS, Unidade em Cruz Alta; ³ Professora orientadora - Uergs, unidade em Cruz Alta.

 

E-mails: pati_guerreiro@hotmail.com,ju_pereira30@hotmail.com, helenara25@gmail.com.

 

A literatura infantil e a matemática são conteúdos que possuem um alto teor de relevância na formação inicial do indivíduo e desta mesma forma prosseguem em todo o decorrer da vida.  Neste trabalho é apresentada uma proposta que aborda a junção desses conteúdos, literatura infantil e a matemática, desde o primeiro ano do Ensino Fundamental, pois nesta fase da educação básica a criança já está em contato com os conceitos de números e quantidades, segundo a BNCC, bem como são apresentadas aos contos de fadas e seu universo literário. O projeto tem como finalidade já nesta primeira etapa da vida escolar, em turmas do primeiro ano do Ensino Fundamental- Anos Iniciais, ir mesclando ambos os conteúdos e introduzindo-os simultaneamente de forma lúdica, propiciando um desenvolvimento para a criança de modo que se possa criar uma percepção e aprendizado de forma mais leve, atrativa e prazerosa, além de despertar a imaginação, pois, nem sempre a criança cria esta relação com o universo dos números e dos textos. Neste sentido o presente trabalho tem como questionamento a seguinte indagação: Como a matemática pode ser trabalhada no ensino juntamente com a literatura, de modo a despertar o interesse pelo ato de ler nas crianças, assim como também, o fascínio por ela? Além disso, objetivou-se oportunizar situações de resoluções de problemas matemáticos com o uso de histórias infantis, e, materiais concretos, já que a Matemática se faz presente diariamente em nossas vidas, como as histórias se apresentam no meio familiar, escolar e social. Portanto, também é indispensável levar em consideração a realidade cultural da criança, procurando e esperando com isso, criar uma atmosfera de aprendizagem mais facilitada e incentivando a leitura e o gosto pela matemática, em exemplos práticos da rotina e do cotidiano, num contexto interdisciplinar. Em vista disso, é possível perceber o quanto o trabalho se torna mais curioso para a criança, e o quanto ela corresponde de maneira mais facilitada aos problemas colocados, diferenciando o processo de ensino de noções básicas de matemática, assim como a literatura se torna mais prazerosa.


Palavras-chave


Matemática; Histórias Infantis; Aprendizagem; Criança

Um cadastro no sistema é obrigatório para visualizar os documentos. Clique aqui para criar um cadastro.