Sistema Eletrônico de Administração de Eventos - UERGS, 6º Seminário Institucional Pibid-Avaliação e processos inclusivos: potencialidades e experiências no Pibid Uergs

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DIÁLOGOS ENTRE CORPO, ARTE E EDUCAÇÃO
Maiara Amorim, Magda Dreher Nabinger, Silvia da Silva Lopes

Última alteração: 2017-09-04

Resumo


Este relato de experiência apresenta um projeto de ensino da Dança realizado na E.M. E.F. José Pedro Steigleder, em Montenegro/RS, onde acontecem os projetos do PIBID do Curso de graduação em Dança: Licenciatura da Uergs. Desenvolveu-se um trabalho com a Dança a partir da obra Guerra e Paz de Candido Portinari. Onde buscou-se impregnar essas práticas de dança de sentido, para que aos alunos pudessem ampliar suas leituras de mundo e verificar diferentes possibilidades de a dança contribuir significativamente para se conviver em sociedade, como sugere Marques. Este projeto foi concluído no primeiro semestre, realizado em uma turma do 6º ano da escola campo. Durante as primeiras observações como bolsista do PIBID, chamou a atenção o trabalho realizado pela professora de Dança. Ela refletiu com os alunos sobre a obra a partir da contemporaneidade no componente de Artes. O trabalho em Dança partiu da finalização das pinturas realizadas em grupos pelos alunos e orientadas pela professora titular onde retrataram o que é a guerra e paz para eles na atualidade. Fez-se um planejamento com o objetivo de explorar as possiblidades de criação em dança, a partir da reflexão e das relações entre a obra, o cotidiano e a sociedade em que vivemos. As propostas de aula foram seguidas dentro de um cronograma definido com a professora titular da turma, totalizando em cinco encontros. Foram desenvolvidos os conteúdos de tarefas e qualidades de movimento, atividades de dança que foram embasadas por Ana Halprin e Laban, culminando em um processo criativo. Este trabalho está fundamentado a partir de Marques (2010) que fala da leitura de dança e de mundo e que dialogamos com isso por meio das experiências que nosso corpo carrega, o qual se dá através das relações, as impregnando de sentido. Verificou-se nos primeiros encontros, a necessidade de ter uma reflexão maior com os alunos sobre violência, apesar da obra de Portinari já tratar sobre esse assunto. Com as propostas desenvolvidas em dança pôde-se ter um enfoque maior na reflexão sobre o assunto, instigando a criação dos alunos. Mostra-se assim, a relevância deste trabalho, que vai além de simples passos, desconstruindo o olhar limitado sobre a dança e suas formas de criação, o qual proporciona um diálogo entre corpo, arte e educação.


Palavras-chave


Dança. Relações. Educação. Violência.

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