Sistema Eletrônico de Administração de Eventos - UERGS, 6º Seminário Institucional Pibid-Avaliação e processos inclusivos: potencialidades e experiências no Pibid Uergs

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Incentivar a prática de leitura por meio da contação de histórias
Franciele Rodrigues Vieira, Elidiane Fogliatto Moreira, Sandra Caino, Rosangela Conceição Gomes Nascimento, Maria da Graça Prediger Da Pieve

Última alteração: 2017-09-04

Resumo


O presente projeto “Incentivar a prática de leitura por meio da contação de histórias” – está vinculado ao Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência - Pibid, da Universidade Estadual do Rio Grande do Sul, em Cruz Alta/RS, e está sendo realizado por meio da contação de histórias, em sala de aula, para a turma do 1º ano Ensino Fundamental.  Apresenta como objetivos estimular a linguagem oral e audiovisual; promover a criatividade; despertar no aluno atitudes como a justiça, a amizade, a compreensão e a solidariedade; e incentivar a prática da leitura como fonte de conhecimento. Para tanto, a metodologia consiste na aplicação de atividades em sala de aula com a apresentação do livro que será trabalhado, proporcionando o seu manuseio livremente, interagindo com as gravuras e o texto. A contação da história do livro é feita através de narração e de um pequeno teatro com palitoches para dramatizar a história. Os alunos podem expor suas opiniões sobre a história, realizar uma interpretação oral e identificar os sentimentos explicitados por ela. Em seguida os alunos confeccionam, junto aos professores, atividades relacionadas à história, como fantoches, dobraduras etc, utilizando materiais variáveis. Busca-se na literatura os fundamentos teóricos para compreensão do tema, por ora, encontrados em Barbosa (2009), Cademartori (1994), Coelho (2003), Cunha (1974) e artigos científicos pesquisados em sites recomendados. O projeto encontra-se em desenvolvimento e apresenta como resultados parciais uma busca significativa pela prática da leitura e maior interesse dos alunos em conhecer o mundo que os cerca. Como início de uma conclusão, percebe-se que, ao se sentirem motivados, os alunos têm mais apreço pela leitura e pela escrita, fazendo com que tenham mais facilidade de compreensão e reconhecimento das palavras, despertando ações que permitam a abertura de novos caminhos na socialização dos alunos e quando estão envolvidos, ratificam a potencialidade de criatividade dentro de seu ambiente escolar.

 

 


Palavras-chave


Leitura. Incentivo. Prática.

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