Sistema Eletrônico de Administração de Eventos - UERGS, 6º Seminário Institucional Pibid-Avaliação e processos inclusivos: potencialidades e experiências no Pibid Uergs

Tamanho da fonte: 
Reverberações de estudos em grupo
Jozieli Camargo Noquete Weber, Igor Moraes Simões

Última alteração: 2017-09-05

Resumo


O trabalho a ser apresentado trata do grupo de estudos que está sendo realizado pelos pibidianos do subprojeto de Artes Visuais, e como os textos estudados em grupo foram benéficos para a realização de um projeto durante o primeiro semestre de 2017. O grupo de estudos iniciou como uma ideia proposta pelo coordenador do subprojeto, professor Igor Simões, ficando estabelecido que a cada quinze dias seria dedicado um tempo da reunião semanal do grupo para discutir textos, previamente combinados, e que a cada texto um pibidiano seria responsável por conduzir a discussão. Começamos com o texto Porque não houve grandes mulheres artistas, de Linda Nochlin(2016), a discussão sendo conduzida pela pibidiana Susana Toledo, seguido do texto Gênero: Uma categoria útil para a análise histórica, de Joan Scott(1989), comigo, Jozieli Weber, conduzindo a discussão. A escolha de textos que falam sobre gênero como ponto de partida para esse grupo de estudos não foi uma escolha aleatória, mas parte de um interesse do grupo pelo tema, além da demanda de um aprofundamento nesse assunto que perpassa a nossa existência como seres politicamente ativos dentro da escola e que percebemos que temas como esse precisam ser abordados em sala de aula, além de posteriormente percebermos que entre os alunos também há um interesse nessas questões. Através das discussões promovidas a partir dos textos pudemos exercitar o pensamento acerca de questões de gênero, percebendo as relações existentes com a vivência escolar, como essas questões também estão, de alguma forma, postas na escola, e algumas abordagens possíveis destes assuntos dentro de sala de aula. Como, por exemplo, o projeto realizado pelos bolsistas Susana Toledo, Mayra Marques, Lucas Nepomuceno e eu, Jozieli Weber, que teve como ponto de partida o Dia Internacional da Mulher, em que estar estudando conjuntamente esses textos foi muito importante tanto como referencial teórico, do projeto, como percepção de formas de discussão e entendimentos que uma mesma leitura pode produzir. Apesar de as diversas atividades do grupo do PIBID terem diminuído a frequência do grupo de estudos, notamos que é muito importante que o grupo se mantenha e tenha certa regularidade, pois a todo momento a vivência escolar é atravessada por questões importantes e que precisam de atenção e estudo para que lidemos melhor com elas, além de ser uma posição que acreditamos ser fundamental manter enquanto grupo atuante dentro da escola, de não ignorar os debates propostos pelo atravessamento da vivência em sociedade dentro do contexto escolar.

Palavras-chave


Grupo de estudos, Gênero, Produção de saberes.

Um cadastro no sistema é obrigatório para visualizar os documentos. Clique aqui para criar um cadastro.