Sistema Eletrônico de Administração de Eventos - UERGS, 6º Seminário Institucional Pibid-Avaliação e processos inclusivos: potencialidades e experiências no Pibid Uergs

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A EDUCAÇÃO INFANTIL E A PRÁTICA TEATRAL
João Pedro Corrêa Alves, Ewerton Netto, Ágata Tejada, Marli Susana Carrard Sitta, Carlos Roberto Mödinger

Última alteração: 2017-09-05

Resumo


Este projeto desenvolvido na Escola Estadual Coronel Álvaro de Moraes em Montenegro com uma turma de segundo ano do ensino fundamental através do subprojeto de teatro no Pibid/Uergs. A partir das observações feitas, percebeu-se que os diversos espaços da escola são utilizados somente para suas funções específicas, como quadra para educação física, pátio para recreio. Existindo certa restrição, tornando-se limitada a exploração do espaço físico para outras propostas. Deste modo, dentre os objetivos deste projeto estão tornar os espaços da escola espaços simbólicos para o jogo teatral e assim, buscar exercitar processos criativos por meio de atividades, melhorando o foco, trabalhando em conjunto e mostrando a importância de se respeitar as diferentes formas do ser através de jogos teatrais. A metodologia constitui em uma exploração destes espaços para o jogo teatral. As atividades são realizadas nos diversos ambientes da escola que algumas vezes são pouco explorados criativamente pelos alunos. É importante ressaltar que a turma é caracterizada como agitada pela professora titular e isso se torna um ponto positivo dentro desta proposta. Para o projeto foram feitas buscas bibliográficas, referenciadas teoricamente sobre os trabalhos de autores como Olga Garcia Reverbel, Peter Slade, Augusto Boal, entre outros. Foram feitas observações da turma em sala de aula, no recreio escolar e na educação física, afim de descobrir e estudar como ocorre a utilização dos espaços da escola, depois deste período de observação foram realizados jogos com os alunos do segundo ano na sala de aula, quadra de futebol e no playground, a fim de compreender como ocorre a utilização deste espaço. Esse projeto se torna relevante, pois o teatro nas escolas públicas ainda é usado como uma ferramenta de datas festivas ou lazer e muitas vezes, a atividade teatral com jogos, exercícios e brincadeiras é confundido pelos alunos com a prática da educação física, não apresentando sua própria relevância. Por isso o projeto tenta desenvolver formas de mostrar aos alunos a prática teatral, conscientizando-os sobre seus corpos e as possibilidades de expressão dos mesmos. Levar essa proposta para a escola pode fazer com que o teatro seja visto e repensado como outra forma de experiência educacional para os alunos.

 


Palavras-chave


Teatro. Espaço escolar. Jogo dramático.

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