Sistema Eletrônico de Administração de Eventos - UERGS, 6º Seminário Institucional Pibid-Avaliação e processos inclusivos: potencialidades e experiências no Pibid Uergs

Tamanho da fonte: 
Criação e interdisciplinaridade: ensinando e aprendendo dança na escola
Grace Boeira Viegas, Magda Dreher Nabinger, Sílvia da Silva Lopes

Última alteração: 2017-09-04

Resumo


Grace Boeira VIEGAS1; Sílvia da Silva LOPES².

1. Bolsista de iniciação à docência PIBID, Curso Graduação em Dança: Licenciatura. Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (UERGS); 2. Professora orientadora. Unidade de Montenegro. UERGS.

Resumo

O presente trabalho trata-se de um relato sobre o processo de pesquisa da criação coreográfica “medíocres acontecimentos” que foi desenvolvido nas disciplinas de Dança, Língua Portuguesa, História e Artes Visuais em uma turma de nono ano, na E.M.E.F. José Pedro Steigleder, escola campo do PIBID/DANÇA/UERGS, no município de Montenegro. A pesquisa surgiu a partir das observações das aulas de Língua Portuguesa e entre conversas com a professora titular, onde demostrou interesse em participar do projeto o qual foi possivel encaixar com um dos conteúdos da disciplina, a leitura de um livro. Assim o projeto foi desenvolvido em quatro etapas, de forma interdisciplinaridade entre quatro disciplinas: Dança, Língua Portuguesa, História e Artes Visuais. O livro “A divina comédia” foi escolhido por trazer temas que podem relacionar com a realidade atual ao que os alunos estavam vivenciando, sendo então o ponto de partida para o processo criativo. Os objetivos deste projeto são ampliar o conceito de dança para os alunos; tornar mais significativo os conhecimentos em dança desenvolvidos a partir das relações estabelecidas com as demais disciplinas; melhorar a socialização dos alunos e ampliar a sua consciência de si mesmo do mundo; proporcionar o debate sobre diversos assuntos relacionados à sua convivência e preocupações com o mundo. Esta pesquisa é de abordagem qualitativa e a metodologia usada foi pesquisa-ação e de criação coreográfica. As aulas práticas foram conduzidas a partir de tarefas e improvisação com os fatores de movimentos segundo Laban, relacionadas ao livro lido. Todo o processo foi registrado em caderno de campo e com fotografias. As coreografias criadas e apresentadas pelos alunos foram filmadas. No final do projeto, foi realizada uma avaliação, onde os alunos responderam um questionário sobre a experiência realizada durante o processo. Já no início da realização deste projeto, percebeu-se o envolvimento, interesse e participação dos alunos. Teve-se consciência que o tempo foi pouco para aprofundar todos os conteúdos de dança propostos, apesar de serem ministrados no total de 24 encontros. Entende-se, que na dança estão contidas as possibilidades de compreendermos, problematizarmos e também de transformarmos as relações que se estabelecem em nossa sociedade atual. E a escola deve ter como objetivo principal o diálogo entre aluno e educando, entre diversas áreas de conhecimento de um modo interdisciplinar. Fazendo assim os conhecimentos construídos pelos alunos a serem cidadãos críticos, sensíveis e conscientes de suas ações. Onde a dança na escola é muito mais que só uma forma de expressão artística, e sim, é onde se permite possibilidades de relação com o mundo, com o outro e consigo mesmo, sem reduzir à produção de conhecimento e sim agregar e estendendo à imaginação e à criação.


Palavras-chave


Dança; Interdisciplinaridade; Dança na escola

Um cadastro no sistema é obrigatório para visualizar os documentos. Clique aqui para criar um cadastro.