Última alteração: 2017-09-05
Resumo
Este trabalho apresenta atividades realizadas pelo Pibid, numa escola estadual em São Francisco de Paula, a partir da metodologia de oficinas pedagógicas, com uma turma de estudantes da Educação de Jovens e Adultos- EJA, tendo por objetivos, a reflexão em torno da realidade e a valorização das histórias de vida dos mesmos, tendo por tema central, a diversidade cultural. O tema da diversidade cultural na EJA se justifica, por oportunizar discussões e práticas em torno de diferentes linguagens observadas no contexto da educação de jovens e adultos, considerando as manifestações culturais que representam a própria EJA, sendo de fundamental importância no sentido de buscar e entender as especificidades dos estudantes que frequentam essa modalidade educacional. Abordar a temática da diversidade cultural exige de todos um posicionamento crítico, político e um olhar mais ampliado. Dessa forma, refletir sobre diversidade cultural não diz respeito, apenas, ao reconhecimento do outro. Significa pensar a relação entre o “eu e o outro”, o que conduziu o planejamento efetivado e os resultados obtidos. Nessa perspectiva, no primeiro encontro, realizou-se a apresentação do tema e o levantamento de demandas por parte dos estudantes, objetivando a reflexão sobre as semelhanças e diferenças da turma, com produção de cartazes, possibilitando o falar sobre si; no segundo encontro, a partir de dinâmica de grupos, efetivou-se a análise dos relatos expressos nos cartazes, construindo um quadro com semelhanças e diferenças na turma; o terceiro, gerado pelas informações do quadro, articulou educação matemática, diversidade e histórias de vida; no quarto e quinto, um álbum sobre a diversidade foi construído, como efeito do trabalho realizado ao longo das atividades e, por fim, no sexto encontro, o Sarau da Diversidade foi efetivado, envolvendo momento de música, falas espontâneas e declamações poéticas, sobre diversidade e matemática, por conta dos estudantes. Como resultados, compreende-se que, mesmo sob algumas adversidades que, por vezes, dificultam o trabalho da EJA, o trabalho desenvolvido foi muito positivo, por promover momentos de criatividade e reflexão, em prol de um processo de autoria, por parte dos estudantes.