Última alteração: 2017-09-04
Resumo
O presente resumo faz parte do projeto de intervenção implementando na EMEI Santa Luzia no município de Osorio/RS, em uma turma de Maternal II, durante o período do 1º semestre 2017, abrangendo crianças da faixa etária entre três e quatro anos. Pensamos em uma temática diferenciada para escola, onde os alunos terão contato com os alimentos que estão presentes em seu dia a dia, mas de uma forma divertida e discernida, onde receitas foram feitas por eles com manuseio total dos alimentos, em ambientes como a sala de aula, refeitório, cozinha e até mesmo na parte externa da escola. Senti na turma algumas necessidades, pois observei que são crianças muito engessadas no fato de quando lhes é dado uma flor eles pintam ela somente de rosa pois é inserida na mesa apenas a cor rosa, quando lidado com pinceis não podiam se sujar, não sabiam utilizar tesouras, etc O objetivo foi desenvolver por meio de atividades como culinária que as crianças consigam se expressar de forma autentica e autônoma, utilizando formas lúdicas e interdisciplinares. A metodologia se das atividades não ficaram pautadas somente na culinária em si, mas também procurou-se desenvolver atividades ligadas à percepção de construção de conceitos matemáticos de Lorenzato (2008), como as múltiplas facetas dos números, o senso espacial (geometria), senso de medida, quantidades, espaço-tempo; através de desenhos, pinturas, contação de histórias, relações culturais, atividades físicas, dentre outras. As atividades de culinária por mais que nos pareça um momento de brincadeira são, na verdade, uma hora de muita concentração e aprendizagens. Por meio da culinária, além dos conceitos matemáticos e suas relações, podemos trabalhar de forma lúdica eixos língua portuguesa, ao aproximarmos as crianças de receitas, e a arte em cada decoração, sem contar a ciência com cada pigmentação submetendo os ingredientes a transformações ao calor do forno, a fervura ou simplesmente a adição de temperos. Todas as aulas de culinária ajudam as crianças a aprender conteúdos e habilidades. Viabilizamos a construção de um campo de possibilidades, fazendo a interação entre as crianças, propiciando um planejamento participativo, responsável, marcado por dialogo e prazer, A turma está cada vez mais participativa, confiante, são atividades diferenciadas do cotidiano da rotina, pois sabemos que as crianças lidam de forma espontânea, experenciando, experimentando e construindo, estabelecendo relações da realidade vivenciado e fazendo leituras de mundo. Nesse sentido, as atividades possibilitaram construção de conceitos mais sistemáticos proporcionando-lhes elaboração e compreensão de aprendizagens significativas para transição ao Ensino Fundamental. São os princípios que acreditamos como facilitadores do pensamento infantil.