Sistema Eletrônico de Administração de Eventos - UERGS, 6º Seminário Institucional Pibid-Avaliação e processos inclusivos: potencialidades e experiências no Pibid Uergs

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O PIBID E A BANDA DA ESCOLA
Taís Alderette, Juliane Inês Neis, Cristina Rolim Wolffenbüttel

Última alteração: 2017-09-05

Resumo


O presente projeto apresenta a pesquisa em andamento de uma acadêmica do Curso de Graduação em Música: Licenciatura, da UERGS-Montenegro/RS, bolsista do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID), realizada na Escola Municipal de Ensino Fundamental Cinco de Maio, situada na mesma cidade. Segue em consonância com o Plano Global da escola, que traz como tema “Escola: Lugar que Curto Estar, Pertencer e Compartilhar”. As suas diretrizes pedagógicas possibilitam aos acadêmicos da universidade anteriormente citada experienciar as vivências da docência através de projetos que contemplem o aspecto cognitivo, tanto quanto o humano e o social dos educandos. Busca a utilização de conhecimentos prévios dos alunos aliados aos conhecimentos científicos apresentados pela escola para atingir um aprendizado significativo, que seja possivelmente aplicado em suas biografias. Tendo em vista que uma banda escolar busca a motivação dos educandos para uma convivência em grupo em torno de uma atividade que sensibiliza, disciplina e cultiva as boas atitudes, contribuindo para que os mesmos mantenham seu vínculo com o ambiente escolar, a pesquisa nasce de alguns questionamentos, dos quais destaco: Como construir autonomia musical para a execução de todos os instrumentos de percussão da banda? Partindo desta demanda e, considerando que a escola é um espaço de formação humana e que todos os indivíduos, independente de suas condições socioculturais, econômicas e étnicas, são capazes de aprender e construir conhecimentos, esta pesquisa tem por objetivos investigar as possibilidades didáticas para a musicalização independente de instrumentos, e transversalizar os conhecimentos dos estudantes com novas possibilidades no contexto pedagógico-musical. Para tal, a metodologia terá enfoque qualitativo, buscando significar as relações pedagógicas; o método a ser utilizado será a pesquisa-ação, implicando na participação ativa de pesquisadoras e pesquisados (as) resultando, a própria investigação, em processo de transformação das ações. A técnica para a coleta dos dados será a realização de observações, entrevistas e intervenções investigativas. A análise dos dados dar-se-á através de análise de conteúdo. Seguindo com as atividades semanais da Banda da Escola, esta pesquisa se encontra na fase de observações e apropriação do referencial teórico, o qual será norteado por conceitos de Swanwick, a respeito da educação musical sustentando, assim, a construção das etapas seguintes. Com a coleta de dados já iniciada, entende-se que o trabalho em grupo seja um dos indicativos de solução para o problema apresentado. Contudo, ainda existe muito a ser pesquisado e discutido para a obtenção de resultados definitivos. Ao término desta pesquisa espera-se desvendar as inquietações apresentadas, edificar os aprendizados significativos em relação aos processos de ensino e aprendizagem, e o exercício da docência, de forma a aplicar os conhecimentos adquiridos durante a graduação.


Palavras-chave


Educação Musical; Música na Escola; Banda Escolar

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