Sistema Eletrônico de Administração de Eventos - UERGS, 6º Seminário Institucional Pibid-Avaliação e processos inclusivos: potencialidades e experiências no Pibid Uergs

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SUBPROJETO PEDAGOGIA- PIBID/CAPES-UERGS- FLORESCENDO O JARDIM –EMEI CRIANÇA FELIZ –OSORIO/RS
Caroline Pereira MILAN, Catiana Gafforelli ESPINDULA, Dolores SCHUSSLER

Última alteração: 2017-09-05

Resumo


O presente resumo faz parte do subprojeto PIBID/CAPES/UERGS- Unidade Universitária Litoral Norte. A temática tem como foco contribuir com o desenvolvimento sensorial e motor respeitando as singularidades da criança. São atividades pedagógicas realizadas com crianças do Jardim na EMEI Criança Feliz, no município de Osório. Essa turma diferencia-se das demais, uma vez que, nenhuma criança havia frequentado a educação infantil antes, assim as crianças possuíam dificuldades de motricidade e não haviam exploração sensoriais suficientes. Assim, esta atividade tem como objetivo promover o conhecimento de si, do outro e do mundo, através do desenvolvimento de atividades de cunho social, ambiental e sensorial a fim de contribuir com a identidade da criança, lhe proporcionar desenvolvimento psicomotor e consciência sobre ela, enquanto sujeito social. As sensações englobam diferentes texturas, luzes, cores e cheiros. Uma das intervenções propostas foi a confecção de carimbo com frutas e vegetais, proporcionando no primeiro momento o toque com a fruta, o seu cheiro e o seu gosto, bem como outras intervenções como minhocario de massa espaguete, outros olhares para desenhar e massinha de modelar. É importante que a criança possa conhecer o seu entorno através da exploração, sendo o educador responsável por disponibilizar atividades de intervenção, mas cuidar para não haver excesso de estimulação. Conforme Gandini (2016)  “a escola é uma oficina ou uma laboratório onde se constrói conhecimento continuamente – não de maneira linear ou progressiva, mas dinâmica, ativa e, frequentemente, social.” e para que isso ocorra o educador deverá conhecer as crianças e quais são suas necessidades para atende-las através de ações pedagógicas.  Os resultados foram  satisfatórios, partindo do pressuposto que as aprendizagens eram um pouco limitadas, as crianças conseguiram expandir seus conhecimentos psicomotores, inclusive a maneira como utiliza o pincel para pintar. Além disso, as crianças demonstraram-se mais participativas e com maior interação social.


Palavras-chave


PIBID - Educação Infantil - motricidade - sensorial

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