Sistema Eletrônico de Administração de Eventos - UERGS, 6º Seminário Institucional Pibid-Avaliação e processos inclusivos: potencialidades e experiências no Pibid Uergs

Tamanho da fonte: 
Teatro Licenciatura - Oficina C.A.P.O.A.R.T.E - Teatro e Capoeira,Inspirações corporais.
Luciana Baptista Carabajal

Última alteração: 2017-09-05

Resumo


O projeto Teatro/Capoeira – CAPOARTE, pretende oferecer vivências no âmbito teatral, utilizando práticas da capoeira como impulsionadores corporais, como seus gingados, golpes de ataque e defesa. Auxiliando o trabalho de reflexão sobre si corporalmente, trataremos as duas artes como um elemento potencial para o desenvolvimento dos alunos, refletindo sobre lugar/momento em que o potencial artístico do corpo pode ser observado. A partir desta disposição pretende-se chegar à constatação de resultados, no que diz respeito ao desenvolvimento da auto expressão, da flexibilidade e do conhecimento adquirido. A partir de observações na Escola Estadual de Ensino Fundamental Coronel Álvaro de Moraes, em Montenegro, através do Programa Institucional de Iniciação à Docência (PIBID), foi possível determinar a turma de oitavo ano para que pudéssemos realizar oficina semanalmente, com duração aproximada de 1h 40min. A aula preliminar com a turma 801 em 04 de julho de 2017, foi teórica, por meio de recursos áudio visuais demonstramos aos alunos o resultado do projeto similar de 2016 que ocorrera no Colégio Estadual Ivo Bühler- Ciep. Exibimos vídeos com exemplos de teatro de rua; teatro de sombras, para que os alunos tivessem ideia da nossa pretensão. Em 11 de julho de 2017 realizamos jogos teatrais e noções de Capoeira como os movimentos dos Animais: caranguejo, aranha e a ginga, dividimos em dois grupos para que todos pudessem aproveitar as orientações. Observamos que alunos do oitavo ano, com idades entre 12 e 15 anos, sentem vergonha de si em relação aos outros e neste impasse os jogos corporais nos auxiliam a trabalhar essas dificuldades, referenciais baseados em Nestor Capoeira, Eugênio Barba e Augusto Boal, para que seja possível estimulá-los cada vez mais nessa descoberta corporal e conscientização de si. A mudança do projeto para a Escola Coronel Álvaro de Moraes,  com outra realidade, fez com que encontrássemos um novo desafio para a CAPOARTE, perceber essa realidade e nos adaptarmos a ela.

Palavras chaves: Teatro. Jogos de Improvisação. Capoeira. Pibid.

Fontes de Financiamento: Este trabalho contou com financiamento da Capes, por meio do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência, referente ao Edital CAPES/DEB 061/2017.


Palavras-chave


Teatro; Capoeira; Pibid.

Um cadastro no sistema é obrigatório para visualizar os documentos. Clique aqui para criar um cadastro.