Sistema Eletrônico de Administração de Eventos - UERGS, 6º Seminário Institucional Pibid-Avaliação e processos inclusivos: potencialidades e experiências no Pibid Uergs

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ENCONTOS: ESPAÇO DE CRIAÇÃO PARA NARRATIVAS TEATRAIS
Hélbio Gabriel Rodrigues Pereira, Bruno Flores Prandini, Carlos Roberto Mödinger, Marli Susana Carrard Sitta

Última alteração: 2017-08-31

Resumo


Esse projeto vem sendo desenvolvido na Escola de Ensino Fundamental Esperança, no Bairro Senai em Montenegro – RS partindo das observações realizadas de abril a junho de 2017 pelos pibidianos do subprojeto Pibid/Uergs/Teatro. Esperança é uma escola nova no bairro com menos de um ano de vida e ainda desconhecida pela maioria dos moradores. A partir de algumas investigações pelas ruas e vielas do bairro, nasce o desejo de colaborar na construção e na contação da história dessa escola. Nasce a vontade de fazer deste espaço um espaço também de “Encontos”. Encontos são nada mais do que encontros de contos. Um espaço de fala e de escuta. De pertencimento e de identidade. No Enconto, um personagem pode ir até a sala de aula e contar uma história real e, em outro momento, uma pessoa real ir e contar uma história ficcional. Com isso, criar encontros de contos reais ou ficcionais, individuais ou coletivos, até o momento em que a criança torna-se a contadora de histórias dentro e fora da escola. O drama, segundo a autora Beatriz Cabral, é um comportamento de todas as culturas, onde os participantes se imaginam em situações e lugares diferentes, podendo ser si mesmos, outros ou transitar entre ficcional-real. Acreditamos que esses encontros podem criar um espaço que possibilite um olhar sobre si mesmo e sobre o outro: alunos e funcionários da Esperança, bem como os familiares e moradores da comunidade escolar. Suas histórias, antes distantes, agora têm um espaço para serem contadas dentro da escola, tanto por si próprios quanto por ações teatrais. Desta forma surgem duas ações para contações: a personagem “A Contador” e um lugar de escuta coletiva. Na primeira, essa figura trabalha com a contação por meio de um personagem, inspirado no mito de Tirésias, que teria vivido no corpo de um homem e de uma mulher e por isso seria um sábio profetizador. Essa figura intervém dentro do espaço de sala de aula com narrativas, construídas previamente e improvisadas quando em contato com os alunos. A Contador parte do conceito de professor-personagem de Beatriz Cabral, impulsionado por uma ideia da experiência dramática como forma de ensino. Na segunda ação, a proposta é construir coletivamente um ambiente de encontros entre ficcional e real, onde todos podem contar e ouvir histórias. Edil Silva Costa, entende que as narrativas coletivas influenciam no fortalecimento das narrativas pessoais, na qual o aluno pode enxergar-se criador de sua própria história. A partir disso, se quer criar espaços para a ressignificação dessas falas por meio do teatro. Pensa-se, então, um lugar onde alunos, funcionários e moradores possam se perceber como agentes e construtores da educação.

 


Palavras-chave


Pibid; Teatro; Contação; Encontros.

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