Sistema Eletrônico de Administração de Eventos - UERGS, 6º Seminário Institucional Pibid-Avaliação e processos inclusivos: potencialidades e experiências no Pibid Uergs

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ALFABETIZAÇÃO/ LETRAMENTO E NUMERAMENTO
Andreia Beatriz de Jesus SILVA, Jucimara Raupp da Rosa CHAVES, Dolores SCHUSSLER

Última alteração: 2017-09-04

Resumo


Esse trabalho de cunho pedagógico integra-se no âmbito do Programa de Iniciação à Docência-PIBID Pedagogia Litoral Norte. No Semestre 2017/1 realizei atividades buscando contribuir para a alfabetização de alunos do 3º ano do Ensino Fundamental na EMEF Major Antônio Marques, eram vinte crianças entre nove e dez anos de idade. Direcionei minhas atividades buscando desenvolver práticas envolvendo leitura, contação de histórias, expressões artísticas, noções matemáticas, brincadeiras tentando alcançar as necessidades de cada aluno. Acredito que o fato de não reter o aluno antes do 3º ano, torne o trabalho mais desafiador, pois mesmo eles estando no mesmo ano, seus níveis de aprendizagens são bastante diferentes, visto que alguns conseguem ler e interpretar facilmente, outros apresentam algumas dificuldades mas com auxílio conseguem acompanhar os demais, já outros mal conseguem identificar as letras do alfabeto, sendo assim fica muito difícil ele acompanhar a turma. Meu objetivo é colaborar para o processo de alfabetização/letramento e numeramento destes alunos, mas trazendo a brincadeira, o lúdico o mais presente possível, tornando a aprendizagem mais divertida. Realizei planos de aula para o semestre, mas sem dúvida este é flexível, logo poderei fazer alterações de acordo com as necessidades observadas no grupo. Como metodologia de trabalho, busquei trabalhar num proposta interdisciplinar, abrangendo as diferentes áreas de conhecimento. Utilizei jogos pedagógicos do acervo da brinquedoteca da UERGS, alguns livros pessoais, livros da própria escola, materiais recicláveis, músicas, filmes, entre outros. Realizei estudos do Currículo da escola, e dos Referenciais Curriculares Nacionais para a Educação Básica, no sentido de compreender a estrutura de organização curricular. Os estudos e debates realizados em aula também foram bastante úteis pois me deram base e direcionaram o caminho a ser seguido. A avaliação foi baseada na observação na participação, interação, desenvolvimento e a evolução das crianças do decorrer das atividades propostas. Busquei contribuir para o processo de aprendizagem das crianças com histórias, momentos de ludicidade, expressões artísticas, seja desenhando, pintado ou construindo algo relacionado ao que estamos trabalhando. Ofertei momentos em que eles pudessem expressar-se ora oralmente, ora através da escrita, ora desenhando ou construindo alguma coisa, pois acredito que em todos esses momentos a alfabetização esteja presente. A educação independente da turma e do local em que se está inserido é sempre um grande desafio, pois nos deparamos sempre com diversas realidades e é preciso estar buscando uma maneira de tentar contemplar a tudo e a todos a todo momento. Ser pibidiana me permite viver a prática pedagógica podendo fazer reflexões sobre as teorias adquiridas na universidade e a realidade em sala de aula, contribuindo assim indiscutivelmente para a minha formação docente


Palavras-chave


PIBID. Ensino Fundamental. Alfabetização/Letramento. Numeramento

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