Sistema Eletrônico de Administração de Eventos - UERGS, 6º Seminário Institucional Pibid-Avaliação e processos inclusivos: potencialidades e experiências no Pibid Uergs

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SUBPROJETO MÚSICA/PIBID: CULTURA LOCAL DE MONTENEGRO COMO INSTRUMENTO DE ESTUDO E CRIAÇÃO
Ana Luiza Vier, Juliane Ines Neis, Cristina Rolim Wolffenbüttel

Última alteração: 2017-08-31

Resumo


O presente trabalho é uma pesquisa-ação que está sendo realizada junto ao Subprojeto Pibid-Música e ao Grupo de Pesquisa “Educação Musical: diferentes tempos e espaços” (CNPq/Uergs), do Curso de Graduação em Música: Licenciatura, da Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (UERGS). É desenvolvido com uma turma do nono ano na Escola Municipal de Ensino Fundamental Cinco de Maio (EMEF Cinco de Maio), na cidade de Montenegro/RS. O projeto tem como objetivo principal utilizar a cultura montenegrina como instrumento para o estudo do canto, da percussão, do contexto musical, da literatura e criação. O ambiente da sala de aula pretende oportunizar a socialização de valores, aprendizados, comportamentos e ideias que dialoguem com a cultura na qual os alunos estão inseridos. O conhecimento é oportunizado através de experiências e conhecimentos que produzem pensamentos críticos e descentralizados sobre as experiências próprias dos indivíduos. Percebeu-se, através de observações realizadas na turma e na escola, a possibilidade de iniciar um projeto com a turma utilizando a voz e os instrumentos de percussão disponíveis na escola. O material consiste em pandeiros, chocalhos, pratos, guizos e tambor. Foram criados grupos com aproximações do gosto musical que, posteriormente, entrarão em contato com os grupos musicais existentes na cidade de Montenegro. Eles realizarão a coleta das músicas através de gravações e uma entrevista com as bandas discutindo sobre a identidade do grupo, a criação, a produção, o repertório e o contexto geral. Junto a isso, na sala de aula, estão sendo executadas, através da voz e de instrumentos percussivos, músicas executadas por bandas do município. O próximo processo busca a percepção das características sonoras do material coletado com o intuito de utilizá-lo para a criação de uma nova obra musical. Nesse processo ocorrerá a mistura dos componentes dos grupos anteriores entendendo a importância do dialogo com opiniões e gostos diferentes. O objetivo dessa obra é simbolizar a cultura montenegrina e por isso, objetiva também uma música na qual todos os componentes do grupo consigam colocar alguma característica do grupo musical no qual coletou as músicas. Como inspiração para a criação de uma escrita-poética musical serão utilizados textos e poemas de escritores de Montenegro. Depois disso, as peças serão gravadas e a turma, em conjunto, realizará a escuta das criações. As músicas criadas serão adicionadas ao repertório da turma que realizará uma realimentação nas obras. Ao final, as criações serão gravadas e distribuídas aos alunos através do aplicativo Whatsapp. A obra ficará registrada em um CD que permanecerá na escola. A pesquisa tem potencial para se tornar uma experiência de descoberta onde a curiosidade, imaginação e criação são intensamente estimuladas. Além disso, o contato com a atividade musical através da “performance” do canto, dos instrumentos percussivos e da criação se transforma em um importante meio de expressão e socialização de ideias, valores, comportamentos e aprendizados. Conclui-se, então, que a Educação Musical, dialogando com o contexto e a cultura dos alunos, beneficia sua relação com a música, cultura e a vida.


Palavras-chave


Pibid; Cultura Local; Educação Musical.

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