Sistema Eletrônico de Administração de Eventos - UERGS, 6º Seminário Institucional Pibid-Avaliação e processos inclusivos: potencialidades e experiências no Pibid Uergs

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DANÇANDO COM A VIDA: A AUTOIMAGEM E O SEU REFLEXO NAS INTERRELAÇÕES PESSOAIS
Felipe Scher Dias da Silva, Magda Dreher Nabinger, Sílvia da Silva Lopes

Última alteração: 2017-09-05

Resumo


Na adolescência, período de transição entre a infância e a fase adulta, são recorrentes diversas dúvidas em relação a uma série de fatores que influenciam na autoimagem das pessoas e que muitas vezes são silenciadas por não serem compreendidas pela falta de criticidade de quem as rodeiam. Este projeto desenvolveu-se junto aos estudantes do 9° ano da Escola Municipal de Ensino Fundamental José Pedro Steigleder, escola-campo, adolescentes que estão na faixa etária entre 14 e 16 anos, totalizando 24 estudantes. O projeto “Dançando Com a Vida” realizado a partir do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID), vinculado ao sistema CAPES, tem como objetivo geral questionar a auto imagem nesse processo da adolescência enquanto transição da infância à fase adulta, estimulando-os a novas percepções de seus corpos a partir de práticas de dança, incentivando-os a discutir sobre seus pontos de vista, acerca dos temas propostos em aula. A temática desenvolvida justifica-se a partir de observações em que percebeu-se na turma pouca interação entre os estudantes. Em parceria com a professora de língua portuguesa, com as correções dos textos produzidos pelos estudantes sobre a auto imagem, as aulas de dança foram desenvolvidas a partir dos gestos do cotidiano. Refletimos ao longo do processo sobre assuntos recorrentes a nossa auto imagem, respeitando os diferentes pontos de vista e registrando de forma escrita os fatos do cotidiano. Durante o processo percebeu-se que tal experiência trata de um trabalho interdisciplinar, portanto, significativo para os alunos. O projeto está em andamento. Quanto aos resultados parciais, os alunos demonstraram maior criticidade em relação a sua própria imagem e posição num espaço que percebem que não são mais crianças e, portanto, tornam-se responsáveis por si, pelas relações com o outro e pelo espaço que está inserido. Além disso, tornaram-se mais participativos, ampliando suas formas de expressão corporal estabelecendo assim um melhor diálogo entre todos.

 


Palavras-chave


Adolescência. Autoimagem. Gestos em dança. Relações interpessoais.

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