Sistema Eletrônico de Administração de Eventos - UERGS, 6º Seminário Institucional Pibid-Avaliação e processos inclusivos: potencialidades e experiências no Pibid Uergs

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PIBID EDUCAÇÃO FÍSICA: UM RELATO DE ESTUDO DE CASO NA EXPERIÊNCIA COM ALUNO PORTADOR DE DEFICIÊNCIA
Thalyta Martovicz

Última alteração: 2017-09-05

Resumo


Em uma oportunidade para integrar o Programa de Bolsas de Iniciação á Docência – PIBID é necessário não perder a chance de aprender coisas novas, mesmo sabendo que não será fácil, por ser do primeiro semestre de Educação Física, e sem ter nenhuma experiencia anterior, mas sabendo que com o tempo tudo vai se organizar. PIPID é um programa que oferece bolsas para alunos de vários cursos de Licenciatura onde se realizam diversas atividades dirigidas a escolares. Esse trabalho parte de um estudo de caso de um educando, do sexo feminino de nove anos de idade, portadora de deficiência visual, que participa do programa e é acompanhada por professores. Juntamente a este grupo, participa um educador físico que auxilia a aluna no desenvolvimento físico, psicológico e social. A aluna, foco central deste estudo, apresentava muitas dificuldades como exclusão social, mobilidade e restrições na relações interpessoais. Após a intervenção do professor de Educação Física no auxílio com as a realização das atividades, a aluna demonstrou-se bem mais à vontade em sala de aula, apresentando ganhos físicos tanto no equilibro como na coordenação motora, bem como na socialização com os colegas. O presente estudo objetivou comparar o desempenho de uma aluna portadora de deficiência visual em dois momentos: primeiro sem a intervenção e ajuda do educador físico e posteriormente, com a presença deste profissional no desenvolvimento das atividade, acompanhando a aluna. No decorrer das observações notou-se que a aluna, mesmo apresentando limitações, passou a realizar as atividades, mediante a ajuda de um professor. A experiência obtida com a aluna deficiente é de grande aprendizado para os alunos de sua turma. Desde a presença do educador físico, a aluna participa de todas as atividades realizadas em aula e, sempre está presente, e participando junto com seus colegas e professores, surpreende a todos com sua força de vontade, sempre querendo aprender mais e nada é um empecilho, pois com a ajuda de um educador sempre será possível realizar as atividades. 


Palavras-chave


PIPID, Deficiência visual, Atividade física.

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